Ranking UEFA: grão a grão, Portugal vai aproximando-se da Rússia

Fechado os oitavos-de-final, quer da Liga dos Campeões, quer da Liga Europa, é de destacar a dupla presença nacional nas provas europeias. O FC Porto continua a campanha notável na Liga dos Campeões, após a vitória frente à Roma, e o Benfica conseguiu garantir a passagem aos quartos na Liga Europa, depois de virar a eliminatória frente ao Dínamo.

As vitórias portuguesas ganharam ainda mais importância com a eliminação do Zenit e Krasnodar na Liga Europa. Isto permite a Portugal aproximar-se da Rússia no Ranking da UEFA, ainda que ligeiramente, continuando a estar a pouco menos de 3.000 pontos.

Apesar de ainda ser possível ultrapassar os russos esta época, apenas uma prestação incrível de FC Porto na Champions e de Benfica na Liga Europa pode colocar Portugal no 6º posto do Ranking, posto esse que garante três lugares na Liga dos Campeões. Olhando para baixo, Portugal tem o 7º posto bastante seguro, com um grande avanço sobre a Bélgica.

Recorde-se que cada clube conquista dois pontos por uma vitória e um ponto por empate, sendo que ao atingir os oitavos–de-final, quartos-de-final, meias-finais e final de uma das provas, os clubes recebem um ponto extra por cada uma destas rondas em que marquem presença. Depois, o coeficiente é calculado através da obtenção de um valor médio: dividindo o número total de pontos obtidos pelo número total de clubes que, nessa temporada, representam a federação no conjunto das duas competições de clubes da UEFA. O valor obtido é, depois, somado aos valores das quatro temporadas anteriores, originado o coeficiente.

É importante realçar que os dados do ranking desta temporada, se refletem apenas na época 2020/21.

Ricardo Oliveira

Oriundo da mesma terra do melhor jogador do mundo, a paixão pelo futebol não podia ser maior. Atualmente a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação na FCSH, gosta de escrever e está sempre de braços abertos a novos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.