Ranking FIFA: novo modelo de cálculo tira Portugal do top 5

Foi divulgada pela FIFA, a atualização do ranking do mês de agosto, que conta com enormes mexidas na hierarquia. Uma nova fórmula foi lançada pela organização máxima do futebol, movendo para a liderança a mais recente campeã do Mundo, França.

Este novo algoritmo assume que a cada vitória ou derrota, uma seleção soma ou perde pontos, tornando mais importantes os últimos resultados. Na prática, uma seleção que vença a Copa América de 2019 ou o Europeu de 2020 não levará consigo os pontos no ranking até 2022, ano do Mundial do Qatar.

Em abolir o antigo sistema que considerava todos os resultados das seleções nos últimos quatro anos, a FIFA tenta assim manter a relevância dos resultados nos grandes torneios, dando muito mais peso aos jogos oficiais.

De destacar a saída da Alemanha do top 10 (era número 1 em Junho) e a entrada no top 5 da Croácia (número 20 na última atualização). Portugal é relegado para o sétimo posto, depois ter passado bastante tempo nos cinco melhores.

Eis o novo ranking:

1. (7)* França

2. (3)* Bélgica

3. (2)* Brasil

4. (20)* Croácia

5. (14)* Uruguai

6. (12)* Inglaterra

7. (4)* Portugal

8. (6)* Suíça

9. (10)* Espanha

9. (12)* Dinamarca

11 (5)* Argentina

*posição anterior

Ricardo Oliveira

Oriundo da mesma terra do melhor jogador do mundo, a paixão pelo futebol não podia ser maior. Atualmente a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação na FCSH, gosta de escrever e está sempre de braços abertos a novos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.