O primeiro laboratório de futebol do Mundo já abriu em Carnaxide

Apelidado de Estádio de Futebol do século XXII, o Footlab tem 3100 metros quadrados com uma tecnologia própria e única no mundo. Inclui sistemas de testes à perícia e velocidade de cada jogador. Neste espaço, os atletas vão poder realizar avaliações do seu desempenho e melhorar os resultados.

Os utilizadores quando fazem a credenciação, recebem uma pulseira que, depois de activada, monitoriza e regista de forma detalhada, toda a atividade do atleta no recinto. Ao passar pelas diversas etapas, o atleta vai sendo informado dos seus resultados e no final, recebe um diploma com a pontuação alcançada.

Os atletas ou candidatos a tal, passam por cinco estágios de prova, sendo avaliados pela técnica de controlo de bola, velocidade, potência do remate, precisão e reflexos e coordenação com a equipa. No que concerne ao controlo de bola, existe um corredor com obstáculos. Para avaliar a velocidade, tem ao dispor uma pista de “sprint” com 20 metros que, em cada 5 metros, o atleta é alvo de uma avaliação. Em relação à potência, fazem remates à baliza e que são avaliados em quilómetros por hora. Na precisão, a baliza contém cinco zonas de marcação em que estes têm de tentar acertar.

O espaço Footlab tem uma actividade chamada de desafio em que: “É inspirado na mais recente tecnologia dos principais centros de estágio mundiais de alta competição, o desafio consiste numa box de relva sintética, onde três jogadores por equipa vão ter de fintar e rematar à baliza adversária que surgirá de forma aleatória nas paredes do mesmo, acendendo uma luz com o alvo a rematar.”

Espaços para “street soccer”,  “futevoley” e “futebol de cinco”, que se disputa num mini estádio com um campo de 40 por 20 metros, composto por relva sintética e que recebeu a aprovação das insígnias da FIFA.

A estrutura está equipada com balneários com cacifos e duches. Para os mais rigorosos, não faltam os bancos de suplentes, placard de marcação digital, bancada para cerca de 200 apoiantes e caso o pretendam, cobertura de vídeo.

Guilherme Freire Coelho

Alfacinha apaixonado pela vida e dela, faz parte o futebol. Defendo-o como desporto, respeito-o pela vertente social e admiro-o como espectáculo. A bola, é mero instrumento para os artistas brilharem. Não escrevo sobre bola mas sim, sobre Futebol, sempre de forma transparente e com fair-play.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.