Sporting nos oitavos com magia de Bruno Fernandes

O Sporting assegurou a passagem aos oitavos de final da Liga Europa após empatar 3-3 (6-4) no total da eliminatória com o Astana. O leões tiveram sempre o jogo controlado, contudo foram algo desciplicentes e sofreram dois golos nos últimos 10 minutos.

Apesar do golo madrugador de Bas Dost quando ainda nem se tinham concluído três minutos. O Sporting entrou um pouco adormecido no jogo, e viu o Astana colocar uma bola no poste à passagem do minuto 2. Momento que serviu para abanar os pupilos de Jorge Jesus que na jogada seguinte inauguraram o marcador. Cruzamento milimétrico de Bryan Ruiz, e o goleador holandês  a fazer o que melhor sabe nas alturas.

Em comparação com o jogo da primeira mão,  Jorge Jesus chamou André Pinto, Ristovski, Bas Dost, Palhinha, Battaglia, Mathieu e Rubén Ribeiro à titularidade. E deixou William Carvalho, Acuña e Doumbia no banco. Enquanto que Gelson Martins  foi poupado,e não se encontrou nos convocados.

O golo deu tranquilidade à equipa portuguesa. No entanto, apesar de se ter esbatido após o golo, a equipa do Cazaquistão foi começando gradualmente a subir de rendimento e a criar algum perigo na área leonina. O empate surgiu ao minuto 37 por  Tomasov, que no instante anterior tinha visto Despotovic a colocar uma bola na trave de Rui Patrício. O lance é duvidoso, pois Postnikov na altura do remate passou à frente do guarda-redes leonino e não permitiu que o mesmo visse a bola sair.

A segunda parte começou com a entrada de Acuña, em detrimento de um desinspirado Rúben Ribeiro. No entanto, a magia chegou dos pés do Bruno Fernandes. Depois de na semana passada ter estado no onze da semana da competição, o médio fez um golo soberbo de levantar qualquer estádio. Ligeiro toque de Fábio Coentrão e o médio remata quase a seco uma grande bomba que só parou no fundo das redes de Eric.

Eliminatória quase decidida e minutos depois surge o bis do médio português. Bela combinação entre  Bas Dost e Bruno Fernandes, e este só com a guarda-redes pela frente rematou cruzado para o fundo da baliza.

Com os pés na oitavos de final Jorge Jesus decidiu lançar Rafael Leão. Estreia da jovem promessa leonina aos 18 anos nas competições europeias. Ele que também se estreou recentemente na liga portuguesa frente ao Feirense.

Quando o resultado parecia estar fechado, o Astana, decidiu “dar o ar de sua graça” com um golo aos 80 minutos por Twumasi. A equipa casaque  que conseguiu mesmo chegar ao empate, já em período de compensação por Dmitriy Shomko. Dois golos de belo efeito mas que denotaram a falta de atenção dos jogadores leoninos nos instantes finais.

A eliminatória esteve sempre controlada, e o maior sobressalto foi o momento em que Bas Dost apresentou queixas na coxa esquerda já nos momento finais da partida. Preocupações para o treinador leonino, que tinha visto o holandês regressar de lesão no jogo anterior.

O sorteio dos oitavos de finais ocorre esta sexta-feira, pelas 12 horas, na sede da UEFA, em Nyon na Suiça.

 

Cristiana Pina

Licenciada em Comunicação Social pela ESEV. Sou uma pinhelense de gema que adora futebol e toda a magia que lhe é inerente. Escrever é uma das minhas grandes paixões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.