Benfica é o clube europeu com melhores resultados operacionais

O SL Benfica é o clube europeu com melhores resultados operacionais, segundo o estudo Football Clubs’ Valuation: The European Elite 2017 da consultora KPMG.

O estudo concluiu que por cada 100 milhões de euros em receitas o Benfica lucrou 30 milhões de euros. Isto significa que o ROS (Return On Sales) – que é o quanto a empresa lucra relativamente às suas próprias receitas – é de 30%. Dito isto e tendo em conta que o Benfica ocupa a primeira posição dos clubes com maior ROS, verifica-se que é o clube europeu que mais lucro consegue recolher das receitas que gera (seja com vendas de jogadores, kits, etc.).

Em segundo lugar surge o Tottenham Hotspur com quase 25% e em terceiro lugar está o Atlético de Madrid com cerca de 22%.

A KPMG concluiu ainda que os uniformes que mais receitas geraram na Europa pertenceram, por ordem, ao Manchester United FC, ao FC Barcelona e ao FC Bayern de Munique. Já os clubes com maior Valor Empresarial (EV) foram o Manchester United FC, o Real Madrid FC e o Barcelona FC.  Neste ranking, o SL Benfica surge na 23ª posição.

De um modo geral, o Football Clubs’ Valuation concluiu que a indústria do futebol cresceu, uma vez que o Valor Empresarial global destes 32 clubes cresceu 14% face ao ano passado. Os únicos clubes que perderam Valor Empresarial foram o AFC Ajax (-8%), o SS Lazio (-2%) e o Olympique de Marseille (-1%), os restantes aumentaram o seu valor.

O estudo analisou a performance financeira de 32 clubes europeus à data de 1 de janeiro de 2017.

Cámi Rodrigues

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em International Management pela Nova School of Business and Economics. 23 anos e residente na Amadora. Mais conhecido por Cámi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.