Premier League: Os homens-golo

O que é que é preciso para se ser Grande na Melhor Liga de Futebol do Mundo? Ser Campeão? Sim! Ter bom futebol? Também! Mas mais do que isso é importante ter olho. Olho para os avançados, olho para as jogadas, para os cruzamentos e, claro, para os golos.

Hoje no AMBIDESTRO falamos dos melhores marcadores da Premier League. Com quase 100 golos no seu conjunto estes quatro homens têm uma coisa em comum: apesar das inúmeras celebrações dos golos, nenhum deles conseguiu ajudar a equipa ao ponto desta ser Campeã. Insólito não é? Veremos um por um então.

Harry Kane: O matador 

Quem é o homem que se pode gabar em pleno século XXI de ter uma média de quase um golo por jogo? 0.97 para sermos mais precisos. Harry Kane, ponta de lança do Tottenham é o único que consegue ter tamanha proeza na Premier League esta temporada.

Com 23 anos de vida, Kane vem mostrando que o brilhantismo que consegue vir a mostrar é apenas a ponta do Iceberg. Ele marca de cabeça, ele marca de calcanhar, de pé direito ou de pé esquerdo. Kane é o homem que qualquer treinador gostaria de ter na equipa.

Iremos então mais longe. Kane tem esta temporada 29 golos marcados dos 86 que ajudaram o Tottenham a ser a equipa com melhor ataque da temporada. Ser o responsável por um terço dos golos marcados pela equipa de Pochettino não é fácil, mas o miúdo tem garra, vontade e já mostrou que não está aqui para brincar… E voltando às médias… Os Spurs têm mais de 2 marcados por jogo e se Kane sozinho tem 0.97… é pensar que por aqui está um diamante em bruto, pronto a ser lapidado.

Lukaku: marcar até cansar 

Falemos agora do homem que ocupa o segundo posto dos melhores marcadores da Premier League esta temporada. O avançado do Everton tem 24 anos e apesar de ter nascido por terras belgas é em Inglaterra que ele tem brilhado. 25 golos esta temporada tem ele só na Liga Inglesa.

Lukaku trocou o Chelsea pelo Everton e a verdade é que a vinda para a actual equipa de Koeman só tem ajudado na evolução. Os The Toffees não poderiam estar mais felizes e apesar de Romelu ter menos quatro golos marcados que Kane, isso não invalida a média impressionante que demonstram as estatísticas: 0.68. Lukaku é o homem certo na equipa certa, mas com toda a certeza será muito complicado para o Everton o manter, uma vez que dos 62 golos marcados pela equipa de Liverpool quase metade foram marcados por ele.

Alexis Sánchez: tão perto de ser perfeito 

Se há jogador que não surpreende ninguém por estar no top 4 dos Melhores Marcadores da Premier League é Alexis Sánchez. O chileno já passou por todas as fases da sua carreira e depois de ter feito parte das contas do Barcelona até 2013, desde a chegada ao Arsenal que só tem vindo a surpreender.

Os 24 golos marcados na Liga só demonstram isso mesmo. Sanchéz faz tudo. Assiste, dá, vê, faz e marca. Seja a extremo a brincar na área, ou a ponta de lança fixo, o menino dos olhos de Wenger tem mostrado que sozinho é capaz de levar uma equipa inteira às costas.

Os Gunners não foram além do 5º posto da tabela classificativa e a verdade é que , também, quase um terço dos golos marcados se devem a ele. Este homem é a prova de que há jogadores que fazem uma equipa e os milagres não acontecem, mas podem ser evitados com um jogo extraordinário de pessoas assim.

Sergio Agüero: nada a provar 

Se Sánchez nada tem a provar a ninguém, muito menos Agüero o terá de fazer. Conhecido e reconhecido por todos os apaixonados pelo desporto Rei, Agüero tem feito as delícias dos adeptos e também não surpreende por fazer parte deste Top 4. A única coisa que pode ser surpreende para alguns é o facto do argentino não ter feito mais….

20 golos marcados na época de estreia de Pep Guardiola no City que ajudaram os Citizens a segurar o terceiro posto da tabela. Um quarto dos golos marcados são por culpa do argentino e atenção, Kun Agüero, ao contrário de todos os clubes, foi mais vezes suplente. Recordemos que o ponta de lança acabou por ficar no banco 6 vezes por opção do técnico e ainda assim continua no top. Imagine-se como seria se fosse sempre titular….

Mariana Ferreira

Mariana Cordeiro Ferreira, 25 anos. Apaixonada por futebol desde que me conheço. Criadora e Coordenadora Geral do blog "O Futebol no Feminino", desde 2013. Colaboradora na Sporting Fans, no Super Sporting e no Dabancada... E ainda comentadora da Curva Belíssima da Sporting TV. Escrevo sobre futebol, porque sinceramente não conheço outra forma de mostrar o meu amor pelo desporto rei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.