Passe de ouro: Quais os cinco que mais dão a marcar no futebol europeu?

É sabido que no fim dos 90 minutos aquilo que mais conta para a vitória é o número de vezes que a bola é introduzida na baliza de cada uma das equipas em campo. Daí que tanto reconhecimento e valor de mercado seja atribuído àqueles que, estatisticamente, apresentam uma veia goleadora acima da média.

No entanto, o caminho até às redes adversárias não é feito por apenas um homem e, na hora de colocar o esférico lá dentro, há quem seja exímio em agitar a defesa contrária de forma a abrir espaço para o instinto goleador dos seus colegas de equipa.

Tendo isto em conta, apresentamos-te, na forma de um top 5, os candidatos àquilo que poderia ser chamado o “Passe de Ouro”. Visto que a própria Bota de Ouro funciona numa lógica de atribuição de pontos mediante um coeficiente atribuído a cada campeonato, este top 5 contemplará apenas as principais ligas europeias: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

 

5. Neymar (FC Barcelona)

 

Data de Nascimento: 05/02/1992 (25 anos)
Naturalidade: Mogi das Cruzes (Brasil)
Peso: 64 kg
Altura: 1,75 m
Posição: Extremo Esquerdo
Número: 11

Na Liga Espanhola conta com apenas 13 assistências, o suficiente para ficar no quinto lugar deste top. Porém, juntando as restantes competições à sua conta pessoal, chega a atingir as 24 assistências ao serviço do FC Barcelona esta época.

Embora o seu forte seja furar as redes adversárias, uma vez que conta com 100 golos marcados em 182 jogos ao serviço da equipa catalã, a verdade é que nessas 182 partidas já concretizou 77 assistências.

Tal como seria de esperar, Neymar também tem um papel importante na seleção brasileira com um recorde impressionante de 34 assistências e 52 golos em 77 jogos, embora a esmagador maioria tenha sido registada em jogos amigáveis.

 

4. Thomas Muller (FC Bayern)

 

 

Data de Nascimento: 13/09/1989 (27 anos)
Naturalidade: Weilheim (Alemanha)
Peso: 71 kg
Altura: 1,86 m
Posição: Segundo Avançado
Número: 25

Em 26 jogos disputados, Thomas Muller conta com 14 assistências realizadas na Bundesliga e um total de 17, se contabilizadas o resto das competições. Ao serviço do FC Bayern – único emblema pelo qual jogou a carreira toda – conta com 133 assistências em 392 jogos realizados.

O avançado alemão é capaz de se desdobrar nas diversas posições da parte mais adiantada do terreno, tendo-se destacado particularmente enquanto segundo avançado (132 jogos com 59 golos e 44 assistências) e extremo direito (146 jogos com 58 golos e 56 assistências).

A sua contribuição para os golos também não é modesta na altura de representar a seleção alemã, tendo realizado já 33 assistências em 85 jogos.

 

3. Luis Suárez ( FC Barcelona)

 

 

Data de Nascimento: 24/01/1987 (30 anos)
Naturalidade: Salto (Uruguai)
Peso: 78 kg
Altura: 1,82 m
Posição: Ponta de Lança
Número: 9

Luis Suárez marca claramente mais do que assiste (26 golos e 14 assistências na Liga Espanhola), mas não é por isso que fica de fora deste top, demonstrando que aos 30 anos de idade está feito um jogador muito completo na frente de ataque do FC Barcelona. Se a estes números acrescentarmos as restantes competições do seu clube, soma 34 golos e 19 assistências até à data.

Em toda a sua carreira somou 222 assistências, deixando claro que a ameaça que representa para a baliza adversária não se cinge à sua veia goleadora (371 golos).

Para a memória fica um jogo paradigmático do peso que o uruguaio tem na frente de ataque: a 20 de abril de 2016, numa vitória do Barcelona frente ao RC Deportivo de Corunha por 8-0, Suárez esteve envolvido em sete dos oito golos, marcando quatro e assistindo para três. Claro está que este não é o único exemplo claro do tipo de contribuição do jogador para o coletivo, o avançado conta também com uma série de outras partidas em que teve um papel semelhante no resultado.

 

2. Kevin de Bruyne ( Manchester City FC)

 

 

Data de Nascimento: 28/06/1991 (25 anos)
Naturalidade: Drongen (Bélgica)
Peso: 68 kg
Altura: 1,81 m
Posição: Médio Ofensivo
Número: 17

Kevin de Bruyne é sem dúvida um dos jogadores mais talentosos e competentes do futebol europeu da atualidade. Ocupa a segunda posição deste top com um total de 15 assistências realizadas na Premier League ao serviço do Manchester City FC. Se os jogos da Champions League fossem contabilizados para este top, o belga contaria com 17 assistências.as

Capaz de atuar em praticamente todas as posições na segunda metade do terreno, esta época só faltou mesmo jogar a médio direito, tendo brilhado particularmente na posição de médio ofensivo (três golos e oito assistências) e médio centro (dois golos e cinco assistências).

Destacou-se fortemente em todos os clubes pelos quais passou, exceptuando o Chelsea FC, onde em nove jogos contabilizou apenas uma assistência. De resto, em todos os clubes por onde passou realizou mais de 30 assistências ao serviço do respetivo emblema, sendo que o seu recorde máximo foi atingido ao serviço do VfL Wolfsburgo com umas impressionantes 37 assistências em 73 jogos.as

Kevin de Bruyne é uma autêntica máquina. O jogador marca muito mas dá ainda mais a marcar: em toda a sua carreira já colocou a bola dentro da baliza 81 vezes e assistiu para o efeito 135 vezes.

 

1 . Emil Forsberg (RB Leipzig)

 

 

Data de Nascimento: 23/10/1991 (25 anos)
Naturalidade: Sundsvall (Suécia)
Peso: 73 kg
Altura: 1,79 m
Posição: Extremo Esquerdo
Número: 10

 

Emil Forsberg é o líder das assistências na Europa, contando com 17 em 27 jogos, o que permite concluir que o extremo tem sido uma das peças fundamentais do surpreendente sucesso do RB Leipzig, a equipa sensação da Bundesliga 2016/2017.

Antes de chegar ao futebol alemão, destacou-se no GIF Sundsvall e no Malmoe FF, ambas equipas da Suécia. Realizou 104 e 84 jogos respetivamente, tendo concretizado um total de 25 golos em cada uma das equipas.

No entanto, a transferência para a Alemanha traria uma mudança no contributo de Forsberg para o coletivo: em 76 jogos ao serviço do Leipzig conta com menos golos (16) mas 28 assistências, um número superior ao total de 25 assistências atingido na sua aventura no campeonato sueco.

No palmarés conta com dois campeonatos da primeira liga sueca conquistados ao serviço do Malmoe FF e em termos de internacionalizações já disputou 25 partidas ao serviço da Suécia, com um total de cinco golos marcados e duas assistências.

 

Os que mais brilham fora destas quatro ligas
Johnny Hayes (Aberdeen FC)

 

 

Data de Nascimento: 09/07/1987 (29 anos)
Naturalidade: Dublin (Irlanda)
Peso: 70 kg
Altura: 1,73 m
Posição: Médio Direito
Número: 11

O médio irlandês conta com 17 assistências em 29 jogos ao serviço do Aberdeen FC. Se a liga onde atua fosse contabilizada para o top aqui elaborado só perderia terreno para Emil Forsberg, uma vez que este tem o mesmo número de assistências mas menos dois jogos realizados.

Jonny Hayes chegou a atuar no Leicester City FC, onde chegou em 2007 vindo do Reading a custo zero. Disputou apenas sete jogos sem ter feito quaisquer golos ou assistências e prosseguiu a sua aventura no futebol inglês por empréstimo primeiro ao Northampton Town (League One) e depois ao Cheltenham Town (League Two).

Sem golos e sem assistências em nenhuma das equipas inglesas, mudou-se, em 2009, para o futebol escocês a custo zero e para o Inverness FC. Foi aqui que Hayes deu a volta e começou a mostrar um futebol mais eficaz, saindo do clube com 101 jogos, 25 golos e 36 assistências rumo ao Aberdeen FC, onde em 203 jogos totaliza 27 golos e 69 assistências.

 

Yoric Ravet (BSC Young Boys)

 

 

Data de Nascimento: 12/09/1989 (27 anos)
Naturalidade: Echirolles (França)
Peso: 72 kg
Altura: 1,78 m
Posição: Médio Direito
Número: 10

 

Yoric Ravet estaria no terceiro lugar do top se o único critério fosse o número total de assistências na liga do jogador, uma vez que conta com 15 assistências em 26 jogos. O médio francês foi formado no seu país e foi lá que iniciou a carreira, passando pelo Grenoble, Saint-Êtienne e pelo Angers FC.

Em todos os clubes franceses por onde passou não lhe faltaram oportunidades para mostrar o seu valor e chegou mesmo a apontar alguns golos e assistências, mas foi quando se mudou para o futebol suíço que mais brilhou.
No Grasshopper Club Zurique, Ravet jogou em diversas posições do centro do terreno, embora a predileta fosse claramente a ala direita. Marcou 18 golos e assistiu para outros 15 antes de se mudar para os BSC Young Boys em 2016, onde se destacou novamente como médio direito que em 56 jogos já conta com 13 golos e 28 assistências.
O Passe de Ouro à Portuguesa
Em relvado português, os mestres das assistências pertencem ao Sporting CP, SC Braga e SL Benfica e são portugueses. São eles, do primeiro ao terceiro posicionado, Gelson Martins (13), Wilson Eduardo (10) e Pizzi (8). Fica assim traduzida no plano individual a importância destes jogadores para o sucesso das respetivas equipas. Destaque ainda para Gelson que por pouco não entra no nosso top 5, estando imediatamente atrás de Neymar.
Nota: Os critérios de desempate seguidos por este artigo em casos de número igual de assistências são os mesmos que os do site Transfer Markt.

 

 

 

 

Cámi Rodrigues

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em International Management pela Nova School of Business and Economics. 22 anos e residente na Amadora. Mais conhecido por Cámi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.