Sporting CP – O que esperar dos próximos quatro jogos?

O Sporting CP está matematicamente ao alcance do título e tudo no futebol é possível. Porém, o próprio treinador Jorge Jesus, após o empate com o SL Benfica reconheceu que o objetivo deixou de ser esse: “O Sporting não corre para o título. Corremos para tentar reduzir ao máximo a pontuação para segundo lugar e era um jogo muito importante para fazermos pressão ao segundo lugar”.

Vejamos então o que espera a este Sporting na luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões, quando tem confrontos com o SC Braga, CF Belenenses, CD Feirense e GD Chaves.

SC Braga x Sporting CP (30/04/2017)

 

 

O Sporting parte para este jogo com uma onda invicta de 10 jogos, enquanto o Braga perdeu apenas dois dos seus 10 últimos jogos, não tendo deixado o segundo classificado, FC Porto, levar os três pontos.

Teoricamente, será o jogo mais complicado dos quatro últimos que o Sporting tem pela frente, até porque o Braga é sempre um conjunto que, à partida, reúne todas as condições para criar dificuldades a qualquer um dos três grandes.

O Braga conta também com uma série de prováveis ausências, entre as quais estão os jogadores Marafona, Wilson Eduardo, Assis Cardoso, Hassan e André Pinto, sendo que a maioria destes já está ausente há uma longa série de jogos.

O Sporting CP x CF Belenenses

 

 

Ao contrário do Sporting, à data deste artigo, o Belenenses não sabe o que é vencer há seis jogos consecutivos, apresentando uma significativa quebra de rendimento.

Para além disto, ao contrário dos bracarenses, os azuis do restelo não estarão a lutar por um lugar europeu nem, ao que tudo indica, pela manutenção. Deste modo, os verdes e brancos partem com claro favoritismo para este jogo.

CD Feirense x Sporting CP (13/05/2017)

 

 

O Feirense tem claramente vindo a subir de rendimento nos últimos jogos e conseguiu mesmo roubar pontos ao FC Porto depois de uma partida muito sofrida, na qual o guarda-redes Vana protagonizou uma exibição exemplar que foi fulcral para assegurar o empate.

Até à data, o Feirense reúne argumentos suficientes para dar dificuldades à equipa comandada por Jorge Jesus. Para além disto, esta equipa tem-se mostrado consideravelmente mais forte na segunda volta do campeonato ao sofrer apenas quatro derrotas nestes 13 jogos já realizados, enquanto na primeira volta já tinha somado o dobro das derrotas nos primeiros 13 jogos.

Toda esta análise permite concluir que existe capacidade no Feirense para roubar pontos a um Sporting que espera estar ainda a disputar o segundo lugar à data deste jogo.

Sporting CP x GD Chaves (21/05/2017)

 

 

O Sporting não guarda boas recordações dos seus confrontos com o conjunto de Chaves. Esta época não conseguiu mais do que um empate e uma derrota frente aos flavienses. O historial de confrontos diretos (quatro no total) conta com dois empates e uma vitória para cada lado.

Apesar de tudo, o Chaves não parece ser a mesma equipa que travou as aspirações do clube leonino por duas vezes consecutivas.

Se compararmos este Chaves da segunda volta do campeonato com o Chaves da primeira volta, encontramos uma equipa com um rendimento significativamente diferente: nos primeiros 13 jogos da primeira volta somou 19 pontos e apenas perdeu duas vezes (frente ao Braga e Benfica), ao passo que na segunda volta somou 13 pontos e já perdeu sete vezes.

Para além disto, os flavienses não têm qualquer vitória fora de casa desde que a segunda volta teve início. Se aliarmos isto à forte prestação do Sporting em casa, parece muito tentador concluir que a equipa verde e branca levará a melhor deste último confronto entre as duas equipas na época 2016/2017.

Cámi Rodrigues

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em International Management pela Nova School of Business and Economics. 22 anos e residente na Amadora. Mais conhecido por Cámi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.