Ivanildo Fernandes integrará próxima pré-temporada leonina

Defesa-central português de 24 anos emprestado ao Rizespor agrada a Rúben Amorim e vai ter uma oportunidade de se mostrar na equipa principal do Sporting.

Segundo avança a edição desta quinta-feira do jornal O Jogo, Ivanildo Fernandes constará no lote de jogadores que iniciará os trabalhos da próxima época dos leões. Isto porque o jovem possui características apreciadas pelo novo treinador dos verdes e brancos: consegue sair a jogar com a bola nos pés e, devido ao facto de ser canhoto, é capaz de jogar um pouco mais encostado à esquerda, encaixando assim perfeitamente no sistema de três centrais que Rúben Amorim pretende implementar.

Também o contexto económico vivido facilita o regresso de jogadores emprestados aos seus clubes de origem. Numa altura em que, fruto do Coronavírus, os rendimentos dos clubes estão a diminuir e as planificações no mercado de transferências têm de ser repensadas, a probabilidade de os atletas cedidos terem hipóteses é muito maior, uma vez que não representam um investimento avultado.

A própria situação de incerteza da defesa do Sporting contribui para uma eventual aposta em Ivanildo Fernandes. Mathieu poderá terminar a sua carreira ou prossegui-la noutras paragens, Coates é considerado transferível e Ilori não tem convencido os leões, abrindo assim espaço para um reforço neste setor.

Ivanildo Fernandes dividiu a sua formação entre o Damaiense, Estrela da Amadora, Casa Pia e Sporting e chegou a ser capitão da equipa B dos leões, onde somou 83 jogos. É também internacional pelos sub-19, 20 e 21 da seleção das quinas e, apesar de ter sido integrado nos trabalhos de pré-época do Sporting por duas ocasiões, não conta com nenhuma partida pela equipa principal. Na temporada passava esteve cedido ao Moreirense – onde contabilizou 26 partidas – e na presente época foi, até janeiro, emprestado ao Trabzonspor e, de seguida, ao Rizespor, figurando, ao todo, em 14 encontros na Turquia.

 

Fonte da Imagem: Getty Images

Simão Vitorino

Nasci e cresci em Vila Franca de Xira e estou atualmente a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação na faculdade NOVA FCSH com o objetivo de me tornar jornalista desportivo no futuro, profissão que une duas grandes paixões minhas - o futebol e a escrita.