Manchester City fora da Champions League nas próximas duas temporadas

Devido ao incumprimento financeiro, Manchester City, poderoso clube inglês, estará fora das próximas duas edições da Champions League.

A justificação? O fair-play financeiro.

Num comunicado realizado pela Câmara Adjudicatória do Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA, está em causa uma falta de cumprimento dos regulmentos entre 2012 e 2016, após uma justificação que teve início em março do ano passado  por suspeita de irregularidades. O clube liderado por Pep Guardiola foi ainda multado em 30 milhões de euros pela UEFA. 

O clube inglês não demorou a reagir e em comunicado oficial indicou:

“O Manchester City está decepcionado, mas não surpreso com o anúncio de hoje feito pela Câmara Adjudicatória da UEFA. O clube sempre procurou um órgão independente para tentar de forma imparcial julgar o conjunto de evidências irrefutáveis ​​em apoio à sua posição.

Em dezembro de 2018, o investigador-chefe da UEFA, pretendia uma sanção para o clube, mesmo antes de qualquer investigação que tivesse sido inicada. O subsequente processo da UEFA, imperfeito e vazado, que ele supervisionou, significou que havia pouca dúvida no resultado que iria entregar. O clube reclamou formalmente ao órgão disciplinar da UEFA, uma reclamação que foi validada por uma decisão do CAS.

Simplificando, este é um caso iniciado pela UEFA, processado pela UEFA e julgado pela UEFA. Com esse processo prejudicial encerrado, o Clube adotará um julgamento imparcial o mais rápido possível e, portanto, em primeira instância, iniciará o processo com o Tribunal de Arbitragem do Desporto na primeira oportunidade.”

Esclarecendo, a decisão é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto. Caso o clube onde milita o português Bernardo Silva avançar com a acção para o TAS, este castigo ficará suspenso até uma decisão final.

 

João Estanislau

Actualmente a frequentar uma Pós-Graduação em Marketing e Gestão do Desporto no INDEG-ISCTE, sou licenciado pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial em precisamente Comunicação Empresarial. Escrever sobre desporto sempre foi uma realidade para mim, nas minhas redes sociais e que pretendo agora partilhar contigo. Fica atento!