Eduardo Quaresma, o futuro Rei Leão da defesa leonina

Com Mathieu (36 anos), Sebastián Coates (29 anos) e Luís Neto (31 anos) já numa fase avançada na carreira e com Tiago Ilori a nunca se afirmar realmente como uma opção para a defesa leonina, sente-se a falta de “sangue novo” na linha mais recuada da equipa de Alvalade. Contudo, Eduardo Quaresma pode ser a resolução desses problemas, com apenas 17 anos e muita qualidade, o central português promete e já foi diversas vezes chamado a treinar com a equipa principal dos leões.

Nascido a 2 de fevereiro de 2002, no Barreiro, Eduardo Filipe Quaresma Vieira Coimbra Simões sempre demonstrou ter bastante jeito para o desporto rei. Ingressou no clube de Alvalade em 2010, onde passou uma época, antes de ser cedido por uma temporada ao clube da sua terra, o Fabril Barreiro. Após essa época ausente de Alcochete, Quaresma nunca mais de lá saiu. Jogou por todos os escalões de formação dos leões, os juniores E, D, C, B, A e agora encontra-se nos sub-23.

Nesta temporada já acumulou 2441 minutos, distribuídos por 29 jogos e sofreu 32 golos nessas partidas. O internacional sub-19 pela seleção nacional foi pela primeira vez elevado à equipa principal dos leões por Marcel Keizer. Agora, com Silas, as chamadas para treinar com o principal escalão de futebol da turma de Alvalade continuam. O técnico já afirmou que o jovem jogador “tem muita coisa de especial”. “É muito rápido, competitivo e sai com bola como há poucos em Portugal que o fazem. É muito concentrado e bom tecnicamente. Ainda não tem maturidade para se afirmar como titular no Sporting, mas queremos apostar nele no futuro”, acrescentou. Palavras fortes de Silas em relação ao jogador.

Pela seleção nacional, Eduardo Quaresma também carimba presença frequentemente nas convocatórias dos vários escalões por onde passou. Da seleção sub-15 à sub-19 o central jogou em 33 partidas, sendo que o seu ponto alto foi a presença no euro sub-17, realizado em 2018.

Atualmente, o central tem 1,85m e joga de preferência com o pé direito. Com a confiança de Silas e a sua qualidade reconhecida por todos, Eduardo Quaresma tem reunidas todas as condições para atingir o máximo do seu potencial de leão ao peito e ser um jogador de renome no panorama mundial do futebol.

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.