Naci Unuvar: uma estrela do Ajax que está a surgir

Nome: Naci Unuvar

Data de nascimento:  13 de junho de 2003 (16 anos)

Altura: 170 cm

Posição:  Médio ofensivo / Extremo esquerdo

Pé Preferencial: Direito

Nacionalidade: Holandesa

Clube: Ajax

 

Naci Unuvar é o alvo da rubrica “Jovem Promessa” desta semana. Voltamos a ir à Holanda para escrever sobre esta rubrica de novos talentos. Desta vez vamos à fábrica de talentos do Ajax para apresentar mais um jovem que não passa despercebido. Conheça mais um pouco sobre o pequeno grande jogador holandês, Naci Unuvar.

Unuvar nasceu em Zaandam, uma cidade na província do norte da Holanda, mais propriamente no norte de Amesterdão. Desde cedo começou a dar os primeiros toques na bola, e notou-se que o pequeno tinha jeito para a bola. Não necessitou de muito tempo para andar nas escolas do Ajax. Em 2013/2014 já andava nos juniores E do clube holandês.

Hoje ainda é jogador de formação e apesar de apenas ter 16 anos já frequenta a equipa dos sub-19 do Ajax. O jovem tem se destacado pela sua grande qualidade técnica e capacidade de se movimentar em campo. Tem uma grande capacidade de ir no um contra um e de se entender bem na ligação com o avançado.

Esta época apesar de muito baixo e de estrutura física abaixo do escalão que frequenta, já leva 17 jogos e sete golos ao serviço da equipa sub-19 do Ajax. Isso levou a que o médio fosse promovido a ir à equipa B do emblema holandês. Em cinco partidas também já tem o seu nome na lista de marcadores. Nota-se que o menino de descendência turca tem um dom para o futebol que muitos gostavam de possuir.

Outra zona de destaque de Naci Unuvar é na Youth League. O jovem médio tem desbloqueado muitos jogos e tem sido também muito influente nesta competição, sendo decisivo em muitas partidas do Ajax. Não só a marcar mas também a criar jogadas, tal como é irreverente a fazer.

Não só ao serviço do clube mas também ao serviço da seleção. Naci Unuvar conta no seu palmarés com um título de campeão europeu de sub-17, conquistado quando tinha apenas 15 anos, na época passada.

As grandes prestações do médio/extremo do Ajax fizeram com que fosse chamado à equipa principal. Naci Unuvar conseguiu surpreender tudo e todos e neste momento é o jogador mais jovem de sempre a marcar pelo Ajax. Foi chamado para uma partida frente Spakenburg, jogo a contar para a Taça TOTO KNVB beker, e fez da sua estreia um sonho. Saltou do banco aos 75 e marcou aos 86 minutos, a partir de um penalti que lhe foi dado pelo avançado Huntelaar. À sua frente estava somente Seedorf, mas numa questão de dias Unuvar é agora o mais jovem a marcar pelo Ajax.

Sem dúvida que o futuro de este jogador é muito risonho. Se tomar as melhores decisões sem dúvida que é uma grande promessa e um jogador a seguir. Uma estrela que está a surgir.

Fique com alguns momentos da habilidade de Naci Unuvar:

João Marques

Nasci nos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira. Actualmente estou a estudar Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. O desporto nasceu comigo e a paixão pelas letras já vem desde tenra idade.