Myron Boadu: uma estrela entre a constelação da nova geração holandesa

Nome: Myron Boadu

Data de nascimento:  14 de janeiro de 2001 (19 anos)

Altura: 180 cm

Posição: Avançado

Pé Preferencial: Direito

Nacionalidade: Holandesa/Ganesa

Clube: AZ Alkmaar

Myron Boadu nasceu em Bijlmer, bairro pertencente à capital holandesa. Foi também neste local que começou a dar os primeiros toques numa bola, ao serviço do SC Buitenveldert. Porém, rapidamente se notou que este jovem tinha um talento fora do comum e, por isso, foi recrutado pelo AZ Alkmaar em 2013, quando tinha apenas 12 anos. De resto, fez toda a sua formação neste mesmo clube.

No início da época 2017/2018, Boadu foi chamado à equipa principal do AZ. Contudo, logo em agosto, o atleta contraiu uma grave lesão no joelho que o deixou fora das linhas durante oito meses, vendo assim a sua estreia profissional adiada. Esta acabou apenas por acontecer em maio num jogo contra ao PEC Zwolle e este foi mesmo o único jogo do jovem pela equipa sénior do AZ nesta época.

Ultrapassada a lesão que o afastara durante tanto tempo dos relvados, Boadu entrou na época transata em grande forma. Conseguiu marcar o seu primeiro golo logo na primeira jornada do campeonato holandês, num encontro frente ao NAC Breda e, em meados de setembro, levava já três golos apontados em apenas sete jogos. No entanto, o azar voltou a bater à porta do avançado. Em dia de jogo grande, num lance arrepiante disputado com Eric Botteghin, defesa central do Feyenoord, Boadu partiu o tornozelo. O jogador ficou assim impedido de jogar durante largos meses e só figurou noutros quatro jogos nessa temporada, não acrescentando mais nenhum golo à sua conta pessoal.

Finalmente livre de lesões, Boadu está a passar pela melhor fase da sua carreira neste momento. É titular indiscutível do AZ que, com um plantel recheado de jovens talentos, está em segundo lugar da Eredevisie. Encontra-se também em segundo lugar (em conjunto com outros jogadores) na lista de melhores marcadores desta competição com onze golos. Porém, o jovem não tem só brilhado no seu país. Na Liga Europa, já fez as redes adversárias abanar por quatro ocasiões (e outras duas na qualificação para a prova), estando também entre os melhores marcadores da mesma. A juntar aos 17 golos apontados, o atleta tem também doze assistências em todas as competições. Assim sendo, Boadu já contribuiu diretamente para 29 golos em 28 jogos esta época.

As boas exibições que tem estado a fazer já lhe valeram uma chamada à seleção principal holandesa num jogo frente à Estónia para a qualificação para o Euro 2020, na qual o jogador conseguiu inclusivamente marcar um golo.

Myron Boadu apresenta-se como um excelente finalizador na grande área, capaz também de assistir os seus colegas com bons cruzamentos e uma apurada visão de jogo. O jogador distingui-se ainda pela sua enorme velocidade, capacidade de drible e inteligência nos movimentos de desmarcação. Completando somente hoje os seus 19 anos e contando já com todos estes argumentos, o futuro deste jovem adivinha-se brilhante.

Observe os destaques desta época de Myron Boadu:

 

Fonte da Imagem: Getty Images

Simão Vitorino

Nasci e cresci em Vila Franca de Xira e estou atualmente a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação na faculdade NOVA FCSH com o objetivo de me tornar jornalista desportivo no futuro, profissão que une duas grandes paixões minhas - o futebol e a escrita.