Curiosidades: 10 estrelas que nunca ganharam a Liga dos Campeões

Na rubrica desta semana de “Curiosidades”, analisamos 10 de vários craques que nunca ganharam a maior prova de clubes do mundo, a Champions League.

 

  1. Dennis Bergkamp. Apesar de jogar em clubes como o Ajax, o Inter de Milão e o Arsenal, o holandês nunca foi capaz de vencer a Champions. Por duas vezes venceu a Taça UEFA. Na Champions, por duas vezes ficou pelos quartos de final (2000/01 e 2003/04) e por uma vez conseguiu chegar à final, em 2006, defrontando o Barcelona enquanto vestia as cores do Arsenal; nessa final, Bergkamp não chegou a sair do banco de suplentes e o holandês não chegou a sair do banco.
  2. Fabio Cannavaro. Representou o Nápoles quando era muito jovem e cedo se transferiu para o Parma, clube onde em 1998/1999 venceu a Taça UEFA. Depois passou por clubes como o Inter de Milão e a Juventus. Em 2006 venceu o Mundial pela Itália, ganhou a Bola de Ouro e transferiu-se para o Real Madrid. Na Liga dos Campeões, nunca passou das meias finais, pois em 2003, enquanto jogava pelo Inter, perdeu contra o Milan, clube que nessa mesma época acabou por vencer a competição.
  3. Robert Lewandowski. De momento o polaco é o melhor marcador desta edição da Liga dos Campeões. Apesar de passar por dois grandes clubes alemães, o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, Lewandowski nunca venceu a competição. O mais próximo que teve de vencer esta competição, foi na época de 2012/2013, na sua penúltima época pelo Borussia, onde chegou à final, perdendo só no prolongamento frente ao seu futuro clube, o Bayern. O polaco detém também um record curioso, ninguém marcou tantos golos na competição sem ter erguido o troféu. Será que é nesta época que o matador polaco vai finalmente conseguir vencer a competição?
  4. Zlatan Ibrahimovic. Se há alguém que passou por clubes com história na Liga dos Campeões é Zlatan. Ajax, Juventus, Inter de Milão, Barcelona, Milan e PSG. Em nenhum foi capaz de vencer a competição. A vez que esteve mais próximo de vencer a prova foi quando trocou o Inter de José Mourinho pelo Barcelona de Pep Guardiola na época de 2009/2010; nessa época o Inter acabou mesmo por eliminar o Barça nas meias finais da competição.
  5. Michael Ballack. O craque alemão esteve por duas vezes extremamente perto de ganhar a competição. Primeiramente, quando jogava pelo Bayer 04 quando chegou à final e nela defrontou o Real Madrid de Zinedine Zidane na temporada de 2001/02; o jogo tinha ficado empatado, não fosse o rasgo de genialidade de Zidane com o tal remate fabuloso que fez o 2-1 e levou a taça para Madrid. Na outra vez, seis anos depois, também chegou à final com o Chelsea, desta vez contra o United; o jogo só conseguiu ser desempatado nos penaltis onde os Red Devils levaram a melhor.
  6. Lothar Matthäus. Apenas por uma ocasião esteve na final da UEFA Champions League e, ao que tudo indicava ia mesmo vencê-la. Aos 90 minutos vencia por 1-0 contra o United de Fergunson, contudo, a prova escapou por entre os dedos da equipa alemã, pois sofreram 2 golos no tempo de compensação e acabaram por ver os ingleses levantar a orelhuda. O vencedor do Mundial e da Bola de Ouro de 1990 decidiu retirar-se dos relvados em 2000 e na época seguinte o seu Bayern acabou mesmo por levar a taça para Munique.
  7. Cesc Fabrégas. Apesar de jogar em grandes clubes como o Arsenal, Barcelona e Chelsea, o médio espanhol nunca vencem a competição, sempre por uma unha negra. Ou seja, Fabrégas chegou ao Barça na temporada 2011/12, a temporada após a equipa de Camp Nou ter vencido a prova. Saiu do clube da Catalunha rumo aos blues de Londres na época de 2013/2014 e, curiosamente, na época seguinte o Barcelona voltou a vencer a competição.
  8. Hernán Crespo. Representou o Parma, a Lazio, o Inter de Milão, o Chelsea e o Milan. Esteve realmente perto de ganhar a tão aclamada competição na época 2004/2005. Após passar as meias finais, o ponta de lança afirmou que que vencer a Champions seria um sonho tornado realidade. Na mítica final de Istambul nessa mesma época, o Milan foi para o intervalo a vencer por 3-0 após um bis de Crespo; o que aconteceu depois já todos conhecem.
  9. Gianluigi Buffon. Três finais, três derrotas. O mítico guardião da Juve, esteve nas finais de 2002/03, 2014/15 e 2016/17 e em todas saiu como vice-campeão. Esta poderá ser a última época que o campeão do mundo pela Itália em 2006 tem uma verdadeira oportunidade para vencer a Champions.
  10. Ronaldo Nazário de Lima. O brasileiro venceu a Taça UEFA em 1998 pelo Inter de Milão. Na Champions League, Ronaldo “o fenómeno” apenas conseguiu chegar à meia final, na temporada de 2002/03, quando jogava pelo Real Madrid e foi eliminado pela Juve. “Vivo o futebol com uma paixão que não me deixa ter paz por nunca ter ganho a Champions League. É certamente um troféu que todos desejam ganhar” afirmou o craque brasileiro que por duas vezes venceu a Bola de Ouro.

Alexandre Ribeiro

Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendi, vivi e vibrei com o desporto rei. A licenciar-me em Ciências da Comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espectáculo fora das 4 linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.