Os Jovens promessas que vingaram e os que ainda não vingaram

Durante a época de 2018-2019 vários foram os nomes de jovens lançados ao ar como jovens promessas, mas será que todos eles se conseguiram vingar? Para a última rubrica do “Jovens Promessas” iremos fazer um balanço daquelas que foram as promessas constantemente ouvidas. Devido ao imenso talento que há dentro das quatro linhas e que por isso mesmo imensos nomes de diversos jogadores fizeram capas de jornais, e também nos acompanharam por cá, iremos destacar as três promessas que já estão a vingar pelos campos fora, e também aquelas que não vingaram durante o ano de 2019.

O primeiro nome foi bastante falado na época passada e teve todo o mérito disso, é João Félix, o jovem avançado de 20 anos. Grande parte da sua formação foi no Benfica Campus, foi também no Benfica que Félix se destacou tendo logo no final da sua primeira época de águia ao peito na equipa principal sido vendido ao Atletico Madrid por 120 milhões. Já em Madrid tem provado que toda a confiança e esperança nele depositado tem valido a pena.

O próximo nome está a fazer furor no campeonato alemão, Jadon Sancho jovem inglês de 19 anos está até ao momento a jogar na equipa principal do Borussia Dortmund, mas vários são os clubes a demonstrar interesse pelo médio. O Dortmund só deixa sair o avançado por pelo menos 100 milhões de euros e clubes como Manchester United e Chelsea estão dispostos a dar o valor pedido pelo seu clube atual.

Para fechar este leque de vingadores de jovens promessas, Rafael Leão de 20 anos é mais um português pelos campos fora. Na época 2018-2019 encontrava-se a jogar  Lille, e foi vendido ao AC Milan que constituiu a compra mais cara do clube na última janela de mercado.

Rafael Leão, começou bem a época mas parece ter perdido o fôlego durante os últimos tempos tendo mesmo sido chamado para o banco de suplentes. Os adeptos e o clube estão convictos de que o jovem jogador brevemente estará preparado para voltar em força para os campos.

Por outro lado, há também jogadores ditos promessas que não mostram os seus dotes que convencessem treinadores, adeptos.

O jovem avançado sérvio Luka Jovic, de 22 anos. Tem deixado adeptos desiludidos pelas suas fracas prestações dentro de campo. O ex-Frankfurt e Benfica está com vários problemas para mostrar o seu valor no Real Madrid.

Alessandro Plizzari, o guardião italiano de 19 anos tem sido apontado como uma promessa mas foi emprestado a equipa B do Ac Milan para poder ganhar ritmo de jogo, tendo entrado nos últimos quatro jogos. No total Alessandro jogou apenas cinco vezes com a camisola do clube.

E por fim, um português que está a tentar ganhar o seu espaço no Benfica, o Jota. O jovem avançado, tem feito alguns jogos pelo clube das águias mas até a data o jogador ainda não tem um lugar na equipa.

Este artigo resume um pouco as ideias que foram colocadas ao longo da época 2018-2019, nada está definido e todos os jogadores que aqui são falados tanto para o bom como no menos bom tem um longo percurso a percorrer até poderem estar “descansados” a fazer o seu trabalho.

Mariana Lomba

Em 2018, ingressei no ensino superior para estudar Comunicação Empresarial, mas como nada nesta vida é garantido após um ano de estudo a minha faculdade encerrou. Agora, estudo Ciências da Comunicação e como o ditado diz "há males que vem por bem". A minha maior missão é prender-te a ti que estas desse lado ao ecrã. Será que vou conseguir?