As contas do Benfica para ainda ficar na Liga Europa

O Benfica empatou esta quarta-feira a duas bolas no terreno do Leipzig e disse adeus à Liga dos Campeões, contudo ainda é possível ficar na Liga Europa. As contas estão feitas e apenas uma vitória pode nem chegar ao clube da Luz.

Apesar de ocuparem neste momento o último lugar do grupo com quatro pontos, o Benfica pode ainda sonhar em passar para os 16-avos de final da Liga Europa. Para isso uma coisa é certa, terá que vencer o encontro da última jornada da Liga dos Campeões frente ao Zenit (que tem sete pontos, tal como o Lyon).

É aqui que entram as contas todas do Benfica. Existem dois cenários: se o Lyon pontuar frente ao Leipzig ou se o Lyon não pontuar.

No primeiro cenário, ou seja, caso o Lyon pontue contra os alemães – que já garantiram a passagem à próxima fase – O Benfica é obrigado a vencer o Zenit na Luz por uma diferença de pelo menos três golos – como por exemplo 3-0, 4-1, 5-2. Isto porque as águias perderam o primeiro confronto na Rússia com o Zenit por 3-1, precisam assim dessa diferença de três golos para vencer os russos no confronto direto.

Já se os franceses perderem em casa, na próxima jornada, com o Leipzig, basta ao clube da Luz vencer o Zenit, seja porque diferença de golos for. isto porque, caso isso aconteça, Lyon, Zenit e Benfica ficam todos com sete pontos e aí a UEFA define que o desempate é realizado analisando os resultados obtidos entre os três clubes.

Quer isto dizer que, no fundo, se faz um mini grupo com estes três emblemas, excluindo os jogos que estes tenham realizado com o Leipzig. Assim sendo, o Zenit ficaria em segundo lugar no grupo ao somar sete pontos (totalizando uma vitória e uma derrota com o Benfica e uma vitória e um empate com o Lyon), o Benfica ficaria em terceiro lugar (somando uma vitória e uma derrota tanto com o Zenit como o Lyon) e os franceses ficariam em último lugar com quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas).

As contas são muitas e complicadas, dependendo o clube da Luz sempre de terceiros, mas a esperança ainda existe. O último e decisivo jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões está marcado para o dia 10 de dezembro, no Estádio da Luz, pelas 20h.

 

Fonte da Imagem: Yahoo News Singapore

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.