Çaglar Soyuncu: o substituto (com sucesso) de Harry Maguire

Nome: Çaglar Soyuncu

Data de Nascimento: 23/05/1996

Altura: 187 cm

Posição: Defesa-central

Nacionalidade: Turquia

Pé Preferencial: Direito

Clube: Leicester City

 

No passado mercado de transferências de verão que abriu a temporada 2019/2020, o Leicester City perdeu um dos seus melhores jogadores, Harry Maguire, numa transferência milionária, 85 milhões de euros, para o Manchester United. Os foxes precisavam assim de um novo pilar defensivo para fazer parceria com Johny Evans.

A solução veio de dentro, confiaram no jovem turco, Çaglar Soyuncu, contratado na época anterior ao Friburgo por 20 milhões, com alta cotação no campeonato alemão. Tendo poucas chances para se mostrar na época de estreia, jogou apenas seis vezes no campeonato, a aposta apresentava algum risco, mas o investimento estava lá e acabou por dar certo.

O central jogou todas as partidas do Leicester no campeonato esta temporada, 13 sendo exato, ajudando os antigos campeões de 2016 a chegarem à segunda posição do campeonato inglês, com 29 pontos. Uma jornada sensacional para o conjunto de Brendan Rogers até agora.

Soyuncu, e o resto da defesa do Leicester, tiveram um papel preponderante neste início estupendo de campeonato, sendo o Leicester a equipa com a melhor defesa da competição, oito golos sofridos em 13 jogos. Números fascinantes que provam a qualidade destes atletas.

Olhando individualmente para Soyuncu, apontamos primeiro o que houve de errado até agora, que foi muito pouco. A derrota do Leicester em casa do Manchester United, onde um penalti certeiro de Marcus Rashford bastou para a vitória por 1-0, provocado por uma falta irresponsável de Soyuncu. Um lapso inexperiente, que certamente terá servido de aprendizagem no percurso do jovem central.

Examinando todas as outras partidas no campeonato até agora, Soyuncu apresenta uma assistência e um golo, um bónus interessante vindo de um defesa. Estatisticamente, a competência de Soyuncu é evidente, tem uma média de 60 passes certeiros por jogo (88% de eficácia), 2.1 cortes por jogo, 5.7 alívios, e 6.1 duelos ganhos (64%  no total). Bons números, que revelam a sua importância no jogo do Leicester, somando já seis partidas sem sofrer golos.

Imponente no ar e muito “duro” nos confrontos, Soyuncu é um central marcado pela intensidade, tenacidade e uma confiança notável, nomeadamente no jogo de pés. Sem medo de disputar um lance e agressivo na recuperação, como é exigido de um central de alto nível na Premier League. O estilo de jogo do Leicester de Rogers beneficia com uma multiplicidade de jogadores que tenham bom controlo de bola. Soyuncu encaixa que nem uma luva.

Titular no Leicester, mas também pelo seu país, Soyuncu realizou quatro das últimas cinco partidas de qualificação para o EURO 2020, apresentando o mesmo bom nível pela Turquia, que está qualificada para a competição do próximo verão.

A boa política de contratações do Leicester lançou este jovem ao estrelato, sendo um dos melhores centrais da Premier League neste defeso, merecendo a confiança do clube. A responsabilidade era grande, nunca seria fácil substituir o seu ex-companheiro, Harry Maguire, mas os adeptos do Leicester certamente não terão grandes saudades do gigante inglês, ficando com um belo negócio feito e uma jovem estrela no ataque surpreendente ao top-4 de Inglaterra!

 

Fique com alguns dos melhores momentos deste jovem gigante turco:

José Horta

Não nasci a gostar de futebol, mas quando comecei nunca mais quis outra coisa. Algarvio de nascença mas adepto do futebol para além daquele que se joga na praia. Sempre atento aos contornos e novidades do "Desporto Rei", "Beautifull Game" ou lhe quiserem chamar. Aluno universitário de Ciências da Comunicação na FCSH.