Sander Berge: a promessa norueguesa que o Liverpool não quer deixar escapar

Nome: Sander Gard Bolin Berge
Data de nascimento: 14 de fevereiro de 1998 (21 anos)
Altura: 195cm
Posição: médio defensivo
Nacionalidade: norueguesa
Pé preferencial: direito
Clube: KRC Genk

Depois de brilhantes exibições na Liga dos Campeões, frente aos gigantes do futebol Liverpool e Napoli na fase de grupos da competição, o futebolista de 21 anos captou o interesse de ambas as equipas, tendo já declarado um claro interesse em jogar pelos campeões europeus.

Berge nasceu em Asker, na Noruega, a 14 de fevereiro de 1998. O jovem atleta provém de uma família de jogadores de basquete tendo, tanto o seu pai, como a sua mãe sueca e irmão representado os países escandinavos a nível internacional. Não é de espantar, assim, a impressionante presença física do internacional norueguês no meio campo com o seu 1,95m. Tal como Sander, o seu avô Ragnar Berge representou também o Reino da Noruega no futebol, tendo este jogado com lateral esquerdo no clube da capital norueguesa, Vålerenga.

O médio iniciou a sua carreira futebolística com o Asker Fotball, o clube da sua cidade natal, tendo feito a sua estreia profissional em 2013, neste clube da terceira divisão do futebol norueguês. Em 2015 debuta na 1ª divisão da Eliteseren com o Vålerenga, o clube do seu avô, tendo-se estabelecido rapidamente como um jogador chave da equipa de Oslo.

A 2 de janeiro de 2017 muda-se para a Bélgica, assinando um contrato de quatro anos com o Genk. No seu primeiro jogo pelos Smurfs entra como substituto na vitória, fora de casa, por um golo contra o Eupen. A jovem promessa conquista a titularidade a 17 de fevereiro, ganhando novamente por um golo frente ao Royal Excel Mouscron na Luminus Arena. A partir desse jogo o norueguês torna-se parte integrante da equipa que venceu, surpreendentemente, o título nacional e alcançou os quartos de final da Liga Europa.

Esta temporada Sander Berge participou em 96% dos minutos jogados pela equipa belga e em todos da Liga dos Campeões, destacando-se dos seus colegas e chamando a atenção dos grandes nomes do futebol europeu. Não há dúvidas que o clube belga se tornou demasiado pequeno para o talento de Berge e uma mudança estará, sem dúvida, nos planos da jovem promessa norueguesa.

 

Fique com alguns dos melhores desta jovem promessa nórdica:

Inês Macieira

Maluquinha da bola, devoradora de livros e apaixonada pela escrita. Licenciada em Ciências da Comunicação na FCSH, a caminho de Bruxelas para um mestrado em Relações Internacionais.