Mohammed Ihattaren: Talento marroquino que escolheu a Laranja Mecânica

Nome: Mohammed Ihattaren
Data de nascimento: 12 de fevereiro de 2002 (17 anos)
Altura: 177cm
Posição: médio ofensivo
Nacionalidade: holandesa/marroquina
Pé preferencial: esquerdo
Clube: PSV Eindhoven

Ihattaren nasceu em Utrecht, na Holanda, a 12 de fevereiro de 2002, filho de imigrantes marroquinos. Aos sete anos integra o SV Houten, um clube da terceira divisão holandesa, sendo rapidamente recrutado para a academia do PSV Eindhoven, passado um ano.

A 28 de março de 2018 assina o seu primeiro contrato profissional com o PSV, rejeitando ofertas do Chelsea, Manchester City, Barcelona e do Inter e captando o interesse de superagentes como Jorge Mendes e Mino Raiola.

No verão de 2018 a sua carreira inicia uma impressionante trajetória ascendente que os limites ainda estão por definir. Após uma espetacular temporada 2017/18, na qual foi coroado campeão holandês de Sub-19 com o PSV, vence o Euro Sub-17 com a Holanda.

A 26 de janeiro de 2019, com apenas 16 anos, estreia-se na Eredivisie, tornando-se o 4º jogador mais jovem de sempre a realizar tal feito pelo clube holandês. A participação, de apenas 4 minutos, na vitória por 2-1, frente ao FC Groningen, torna-o o mais jovem a conseguir um jogo competitivo pelos Boeren desde Ismael Aissati em 2005.

Embora sua participação contra o Gronigen tenha sido breve, fez deste o primeiro produto da academia do clube de Eindhoven a estrear-se na equipa sénior antes de jogar pelos sub-23, num jogo oficial.

O futebolista já se estreou pelo Jong PSV, a equipa de sub-23 do clube, marcando em todos os jogos que participou. A jovem promessa conta com 10 jogos na liga holandesa, tendo contribuído para golo em metade das ocasiões e soma ainda mais nove participações pelo PSV em diferentes competições.

Ihattaren tornou-se um substituto regular de van Bommel, técnico do PSV, ultrapassando Gutiérrez, a contratação mais cara dos Lampen este verão, mostrando o quanto o PSV tem fé no jogador de apenas 17 anos.

No início do mês de novembro o adolescente optou por jogar internacionalmente pela Holanda, em detrimento de Marrocos, o país do seu pai que morreu o mês passado, vítima de cancro.

Mohammed Ihattaren é extremamente inteligente (com e sem a bola), possui uma brilhante visão de jogo e uma enorme qualidade de drible, de passes longos e curtos e remate. Capaz de jogar no meio campo e nas laterais, não há dúvida de que Ihattaren se tornará rapidamente uma componente chave do PSV e da seleção holandesa.

 

Fique com alguns dos melhores momentos desta jovem promessa holandesa:

Inês Macieira

Maluquinha da bola, devoradora de livros e apaixonada pela escrita. Licenciada em Ciências da Comunicação na FCSH, a caminho de Bruxelas para um mestrado em Relações Internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.