Dominik Szoboszlai, uma estrela húngara em ascensão

Nome: Dominik Szoboszlai
Data de nascimento: 26 de outubro de 2000 (18 anos)
Altura: 186 cm
Posição: médio esquerdo
Nacionalidade: húngara
Pé preferencial: direito
Clube: Red Bull Salzburg

Com apenas 18 anos Dominik Szoboszlai é, juntamente com o colega de equipa Erling Haaland, não só o jogador mais valioso do Red Bull Salzburg mas de toda a Bundesliga austríaca; o segundo húngaro e o sétimo médio esquerdo mais valioso do mundo futebolístico.

Szoboszlai nasceu a 25 de outubro de 2000 em Gyomaendrőd, na Hungria, filho de Zsolt Szoboszlai, também um jogador de futebol. O primeiro clube que integrou aos seis anos foi o Videoton, onde o seu pai iniciou a carreira futebolística. No ano seguinte juntou-se ao Főnix-GOLD, clube onde se manteve até aos 15 anos, tendo sido emprestado ao Újpest em 2011.

Na temporada 2015/2016 é transferido para o MTK Budapest, na capital húngara, até finalmente ir para o Liefering, na segunda divisão do futebol austríaco. É com Liefering que médio esquerdo faz a sua estreia como profissional em 2017, sendo posteriormente emprestado à equipa de sub-18 do Red Bull Salzburg. O futebolista impressionou no clube austríaco tendo sido contratado pelos mozartstädter em janeiro de 2018, assinando um contrato até 2022.

Depois de ter passado pela equipa sub-17, sub-19 e sub-21, o jovem atleta fez a sua estreia pela equipa principal da Hungria em 2019, tendo já participado em 6 jogos e marcado um golo internacional.

Szoboszlai é um médio extremamente versátil, que pode jogar tanto numa posição mais defensiva como atacante. Embora seja esperado que um médio opte preferencialmente por um passo em profundidade, o internacional húngaro, está mais confortável a entrar na grande área, tendo estado envolvido, na temporada 2017/2018, em 24 golos e assistências em 39 partidas jogadas e em 21 em 29 jogos na temporada de 2018/2019. O jogador cria, em média, duas oportunidades de golo por jogo e dois dribles, contribuindo também defensivamente, recuperando a bola 5 vezes a cada 90 minutos.

Depois de interesse demonstrado pelo Arsenal este verão, uma grande transferência é parte inevitável do futuro do adolescente, sendo o candidato mais provável o clube irmão Red Bull Leipzig.

Inês Macieira

Maluquinha da bola, devoradora de livros e apaixonada pela escrita. Licenciada em Ciências da Comunicação na FCSH, a caminho de Bruxelas para um mestrado em Relações Internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.