Eduardo Camavinga, a estrela que Angola deixou escapar

Nome: Eduardo Camavinga

Data de nascimento: 10 de novembro de 2002 (16 anos)

Altura: 182 cm

Posição: Médio Defensivo

Nacionalidade: Nascido em Angola, dupla nacionalidade da RD Congo e de França

Pé preferencial: esquerdo

Clube: Stade Rennais FC

 

Eduardo Camavinga, nasceu em Miconje, na região de Cabinda, em Angola, no dia 10 de novembro de 2002 e se o país africano soubesse que este teria tanto jeito com os pés provavelmente não o deixaria sair do país. O extremamente jovem jogador saltou para o estrelato este ano após o jogo com PSG que o Rennes venceu com uma assistência do mesmo.

Não há muito para dizer sobre a carreira de Camavinga, pois passou-a toda no Rennes. Até ao ano passado o jogador estava a jogar nos juvenis da equipa do Oeste francês, mas queimou etapas muito rapidamente e fez inclusivamente a sua estreia pela primeira equipa. A 16 de abril de 2019, já com 16 anos, entrou para o lugar de M’Baye Niang, aos 89 minutos para segurar o empate a 3 golos com o Angers, e durante a época transata fez mais seis jogos.

Este ano jogou de início no jogo da Supertaça de França, frente ao PSG, e brilhou depois, frente aos parisienses mas a contar para a Ligue 1, num jogo onde fez uma assistência para o golo da vitória, e dominou o meio-campo conseguindo uma percentagem de acerto nos passes de 97,6% (fez 40 passes durante o jogo), que ajudou o Rennes a vencer por 2-1 os campeões de França. Cumpriu já 12 jogos este ano, na Liga Europa inclusive.

Sobre o estilo de jogo, Camavinga é um jogador que prima pela saída com a bola no pé. Gosta de pegar no jogo sozinho e levar a equipa sozinho, algo que pode resultar muito bem, ou muito mal. Tem uma precisão de passes e controlo de bola incrível, e uma velocidade que normalmente deixa os adversários para trás. Terá de melhorar em alguns aspetos, mas terá certamente tempo para isso!

Avaliado em 20 milhões de euros pelo site transfermark.pt, está já a ser seguido pelos principais tubarões europeus com o AC Milan à cabeça. No futuro Eduardo Camavinga terá que fazer uma grande decisão, sobre onde jogar a nível de seleções: nasceu em Angola, mas tem nacionalidade Congolesa, e pode jogar por França. Claro que o jovem deve optar por França, mas qualquer fã de futebol ficaria a pensar como seria se o jovem escolhesse os Palancas Negras…

Melhores momentos de Eduardo Camavinga:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.