E após jornada europeia, as contas (positivas) do ranking UEFA

Não foi uma jornada europeia de sonho para Portugal. Longe disso. Benfica, Sporting e Vitória perderam e só FC Porto e Braga conseguiram vencer. O que valeu foi mesmo a prestação russa. Em quatro equipas, só o Lokomotiv de Moscovo conseguiu vencer. Aliás, se mais uma equipa portuguesa tivesse vencido, Portugal teria mesmo conseguido a ultrapassagem no ranking, ascendendo ao sexto lugar. A Rússia está a 0,367 pontos de distância, ou seja, a menos de um triunfo português (0,4 pontos).

E todos sabemos os benefícios que tal ultrapassagem traz. Para já, significa desde logo que o campeão nacional passa a integrar o pote 1 da Liga dos Campeões na próxima época. Para além disso, na época a seguir dessa, em 2021/2022, Portugal ganha mais um lugar europeu. Duas diretamente na Champions, uma na 3ª fase de qualificação da mesma, uma directamente na Liga Europa 1 e mais duas na qualificação para a Liga Europa 2. Sim, porque 2021 será o ano em que se introduzirá a nova competição da UEFA, uma espécie de segunda Liga Europa.

Neste momento, com o sétimo lugar, Portugal tem direto a uma equipa diretamente na LC e outra por qualificação, uma diretamente na LE e outras duas por qualificação. São cinco vagas e em termos bastantes diferentes. Tal mudança está literalmente à distância de uma vitória. Mas não basta ultrapassar, é necessário acabar a época acima da Rússia. Para já, começa bem.

Ricardo Oliveira

Oriundo da mesma terra do melhor jogador do mundo, a paixão pelo futebol não podia ser maior. Licenciado em Ciências da Comunicação na FCSH, gosta de escrever e está sempre de braços abertos a novos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.