Ansu Fati, o futuro do Barcelona?

 

Nome: Anssumane “Ansu” Fati

Data de nascimento: 31 de outubro de 2002 (16 anos)
Altura: 178cm
Posição: avançado – extremo esquerdo
Nacionalidade: guineense/espanhola
Pé preferencial: direito
Clube: FC Barcelona

Depois uma estreia brilhante pelo Barcelona com apenas 16 anos, Ansu Fati cativou a atenção do mundo e reacendeu as esperanças dos adeptos cúles na sua academia.

Fati nasceu em Bissau, capital da Guiné-Bissau, a 31 de outubro de 2002. Aos 6 anos mudou-se com a sua família para Espanha, depois do seu irmão mais velho, Braima, ter assinado pelo Sevilla FC.

A família mudou-se para Herrera, a 120 km da capital andaluza, onde Ansu começou a jogar, em 2009, pelo CDF Herrera, um clube satélite do Sevilla. Um ano depois junta-se aos nervionenses onde se destaca com a sua capacidade de drible e velocidade; rapidamente surgem propostas do Real Madrid e do Barcelona e, com 10 anos, Anssumane opta pela la masia.

A 22 do passado mês de julho o jogador, depois de ter passado por todos os escalões etários da equipa catalã, assina o seu primeiro contrato profissional pelos culés até 2022.

Sem nunca ter chegado a jogar pelo Barcelona B, Ansu Fati estreou-se, com apenas 16 anos, na equipa principal do Barça no jogo de abertura de temporada 2019/2020 dos culés frente ao Real Betis.

Com Messi, Suaréz e Dembélé lesionados Valverde optou pelo avançado guineense, tornando-o o jogador mais jovem a jogar de azul e vermelho desde 1940, num jogo em que a equipa catalã saiu vitoriosa com 5 golos marcados e 2 sofridos.

 

No segundo jogo da temporada face ao CA Osasuna, o jovem atleta entrou como substituto de Nélson Semedo e ao fim de apenas 5 minutos marcou o seu primeiro golo pelos blaugrana, tornando-se o mais jovem de sempre a realizar este feito.

Embora o empate a dois golos com equipa de Pamplona tenha sido um resultado dececionante para os barcelonistas, o entusiasmo com esta jovem promessa é palpável e só o tempo nos dirá que feitos Ansu Fati escreverá na história do clube catalão.

Inês Macieira

Maluquinha da bola, devoradora de livros e apaixonada pela escrita. Licenciada em Ciências da Comunicação na FCSH, a caminho de Bruxelas para um mestrado em Relações Internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.