Ander Barrenetxea, o próximo grande jogador basco

Nome: Ander Barrenetxea Muguruza

Data de nascimento: 27 de dezembro de 2001 (17 anos)

Altura: 175cm

Posição: extremo esquerdo

Nacionalidade: espanhola

Pé preferencial: esquerdo

Clube: Real Sociedad de Fútbol

Numa altura em que se fala da saída de Mikel Oyarzabal para o Manchester City, a Real Sociedad não parece estar muito preocupada: apesar de perder um dos seus melhores jogadores, recebe dinheiro e ainda abre espaço para a sua grande promessa. E essa promessa tem um nome: Ander Barrenetxea.

Ander Barrenetxea nasceu em San Sebastián, País Basco, a 27 de dezembro de 2001. Ora, em Donostia – San Sebastián, para além das famosas praias, existe um dos maiores clubes de Espanha, e foi aí que Ander começou a jogar. Na Real Sociedad, Barrenetxea ‘queimou etapas’ durante a sua passagem pelas camadas jovens, demonstrando a sua grande habilidade futebolística.

Desde cedo se destacou por ser um extremo irreverente e com grande capacidade de passe. A sua visão permite-lhe jogar também atrás do ponta-de-lança, porém, é nas alas onde se sente como ‘um peixe na água’. Rápido e com boa capacidade de drible, normalmente consegue criar desiquilibrios através dos seus passes e das suas movimentações.

Com tanta qualidade, Ander não passou despercebido ao ex-treinador da Real Sociedad, Asier Garitano, que o convocou para a sua estreia ao serviço dos txuri-urdin frente ao Alavés, apenas com 16 anos. A estreia não teve o melhor dos resultados para a Real Sociedad, que perdeu 1-0 em casa, mas o jovem Ander estreou-se na primeira equipa, antes de se estrear sequer pela equipa B, algo que não acontecia desde a estreia de Antoine Griezmann.

Entretanto, como é natural, Ander Barrenetxea já realizou alguns jogos pelas duas equipas. Na época passada, realizou 11 jogos pela Real Sociedad, um dos quais frente ao Real Madrid, onde se estreou a marcar, em pleno Anoeta, na vitória da equipa por 3-1. Em termos de seleção, já representou os sub-17 e os sub-19, equipa pela qual venceu o seu primeiro troféu: o Campeonato Europeu de sub-19, este ano, frente a Portugal.

Fique com os melhores momentos, deste que promete ser ‘the next big thing’ da equipa basca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.