Diogo Costa, o futuro das redes portistas

Nome: Diogo Meireles Costa

Data de nascimento: 19/09/1999

Nacionalidade: Portuguesa

Altura: 186cm

Posição: Guarda Redes

Clubes: F.C. Porto

Valor de Mercado: 4,00 M €


Numa altura em que o FC Porto procura um substituto para o lendário guarda redes Iker Casillas – o cenário da retirada ainda não foi confirmado, porém, é o mais provável – têm sido muitas as hipóteses faladas para defender as redes portistas. De Buffon a Anthony Lopes, passando por Koubek e Dominik Greif, são infindáveis os guarda redes apontados ao FC Porto pela imprensa portuguesa e internacional. Todavia, muitos apontam para a prata da casa como a resposta a este problema de sucessão ao trono da baliza portista abandonada por Casillas.

Diogo Costa, guarda redes que chegou aos dragões com apenas 9 anos realizou toda a sua formação ao serviço dos dragões e aparenta estar preparado para ser lançado na equipa A portista. A segunda liga já é pouco para um guarda redes considerado por muitos como um dos melhores do mundo na sua faixa etária. Apesar de ter sido suplente de João Virgínia no Campeonato do Mundo de sub-20, que ocorreu na Polónia no mês passado, o guardião portista é habitualmente titular na seleção, contando já com 51 internacionalizações pelas seleções jovens portuguesas e com dois títulos a nível de seleções, campeão europeu de sub-17 e sub-19 por Portugal.

Indiscutível na equipa B nas últimas duas temporadas – 49 jogos realizados, 15 deles com as redes invioláveis – Diogo Costa já fez parte de múltiplas convocatórias da equipa principal e é presença habitual nos treinos da equipa, porém, Sérgio Conceição nunca concedeu uma oportunidade ao jovem guardião.

O jovem jogador português brilha, principalmente, debaixo dos postes. Dono de reflexos felinos e primando pela agilidade, enche também as medidas no que diz respeito à liderança e ao comando de área. Atente-se na recente conquista da UEFA Youth League pelos sub-19 do FC Porto, Diogo Costa foi um dos elementos que esteve em maior destaque nessa equipa, estando sempre em bom plano quando chamado a intervir.

Diogo Costa é presença habitual nos treinos da equipa liderada por Sérgio Conceição

A imprensa apontava para a contração de Buffon com Diogo Costa a crescer na sua sombra, contudo, com o regresso de Buffon à Juventus confirmado a baliza pode vir ser ocupada por Diogo Costa. Veremos qual será a decisão de Sérgio Conceição e dos dirigentes portistas, a titularidade na baliza do FC Porto, ou um empréstimo a um emblema da Primeira Liga – muito se tem falado num possível ingresso no Paços de Ferreira – um regresso à Segunda Liga com a formação B dos dragões parece pouco provável para Diogo Costa.

 

 

Francisco Alves

Da Ilha da Madeira para o Mundo. Estudante de Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e eterno amante do desporto rei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.