Frio, gigante, promissor: É assim Erling-Braut Haland

Bilhete de Identidade

Nome: Erling-Braut Haland

Data de Nascimento: 2000-07-21

Nacionalidade: Norueguesa, Inglesa

Altura: 191 cm

Peso: 88 kg

Posição: Avançado

Clube(s): Bryne, Molde, RB Salzburgo

Número: 19


Erling-Braut Haland chamou a atenção internacional (e com razão) depois de ter marcado uns raros nove golos contra as Honduras, no último jogo do grupo C do Mundial Sub-20. O 12-0 final representou um recorde da competição, mas a Noruega acabou entretanto eliminada na fase de grupos. A nota mais positiva acabou por pertencer a este avançado-centro, que se destaca pelos índices físicos (força, agilidade, resistência), pelo apuradíssimo sentido posicional, e por um pé esquerdo muito refinado para a sua idade e estatura.

Mas Braut Haland já chamava a atenção antes desse jogo de final de maio. O norueguês pertence aos quadros do Red Bull Salzburgo, que se adiantou na sua contratação em 2018, ao Molde. Nesse clube norueguês Haland jogou 50 partidas e marcou 20 golos, nas épocas de 2017 e 2018. Haland já é bem conhecido no seu país e começa a chamar a atenção internacionalmente, não só na vida real, como na virtual: os jogadores de videojogos como FIFA e Football Manager estarão bem cientes do valor de Haland, visto que em ambos ele é descrito como um wonderkid.

O avançado tem dupla nacionalidade norueguesa e inglesa, pois nasceu em Leeds, no ano de 2000. Por essa altura o pai Alf-Inge jogava no Leeds United depois de ser peça importante no Nottingham Forest. O Leeds é, de resto, o clube favorito de Haland filho. Erling-Braut é mais um caso de “filho de peixe” nadador, com potencial para ultrapassar o seu pai, meio-campista internacional norueguês no Mundial 94′. A carreira de Alf-Inge só não deu para mais porque Roy Keane fez-lhe “o favor” de partir uma perna, em 2001, num episódio que fez correr muita tinta em Inglaterra e impediu Haland de prosseguir a carreira devidamente (alinhou em mais seis partidas, sem nunca acabá-las). O próprio Roy Keane foi suspenso por cinco partidas e multado em 150 mil libras, tendo tido problemas de alcoolismo pouco tempo depois.

Mas a história do filho é outra, até agora bem mais saudável. Iniciou a carreira no Bryne, clube da primeira divisão norueguesa, em maio de 2016. Tinha apenas 15 anos. Acabou a época com 16 partidas disputadas, nenhum golo, e um teste mal sucedido no Hoffenheim, da Alemanha. O Molde recrutou-o na época seguinte, a de 2017, para a primeira equipa. Haland despontou sob o comando de Solskjaer (ex-colega de equipa de Roy Keane), marcando 20 golos em 50 jogos. A segunda época foi a mais prolífica em termos de golos, com destaque para a estreia a marcar na Europa League e um poker sensacional frente ao Brann, à altura líderes imbatíveis do campeonato. Marcou os quatro tentos em apenas 18 minutos.

Cinco milhões de euros. Foi esta a quantia que o RB Salzburgo, o energético clube austríaco, pagou pelo jovem de 18 anos. Esta é a quinta maior transferência do futebol norueguês. É conhecida a aposta do Salzburgo em jovens atletas, não só austríacos como numa base de recrutamento internacional respeitável (Amadou Haidara, Naby Keita ou Upamecano são exemplos). Esta aposta valeu ao clube a vitória na Youth League em 2017, frente ao Benfica. Por enquanto, Haland ainda espera uma oportunidade na equipa principal, apesar de já ter em sua casa duas medalhas de vencedor do campeonato e da taça austríacos. A saída eminente de Munas Dabbur, atacante israelita titular no Salzburgo, dará maiores oportunidades ao atacante norueguês, que sai valorizado do Mundial Sub-20.

Haland tem todas as qualidades necessárias para se tornar um importante avançado do futebol europeu. Quer em termos desportivos, quer em termos mentais, parece estar muitos anos à frente do seu bilhete de identidade. Os conselhos do pai, que viveu o melhor e o pior do futebol, vão ser tão bons ou melhores que os de um agente. Erling-Braut Haland promete.

David Silva

Lourinhanense de gema, é estudante de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Tem como hobby a escrita, e como paixão o futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.