Fábio Silva, o português promissor que já é campeão europeu

Fonte: https://twitter.com/fcporto/status/1020046908914585600

Nome: Fábio Daniel Soares Silva

Data de nascimento: 19 de julho de 2002 (16 anos)

Altura: 185 cm

Posição: ponta-de-lança

Nacionalidade: portuguesa

Pé preferencial: direito

Clube: FC Porto

Após a final da Youth League, ficou claro aquilo de que já se desconfiava: Fábio Silva tem muito potencial. Com apenas 16 anos, este ponta-de-lança já joga nos juniores (um escalão acima para a sua idade), é o melhor marcador do campeonato de juniores e ganhou a UEFA Youth League, que é como quem diz a Liga dos Campeões da categoria.

Obviaente, não foi tudo mérito dele, até porque a equipa de juniores do FC Porto tem atualmente qualidade para dar e para vender, mas o jogador contribuiu em larga escala.

Fonte: https://invictadeazulebranco.pt/fabio-silva-avancado-sub-15-do-benfica-e-reforco-do-fc-porto/

Fábio Silva tem uma família futebolística. Jorge Silva, seu pai, jogou no Boavista, Académica, União Leiria, Beira-Mar, Feirense e Gondomar. Jorge Silva, seu irmão, jogou no SL Benfica e no FC Porto, e mudou-se há duas épocas para os juniores da Lazio, onde já completou 42 jogos, marcando 2 golos. Mas neste artigo quem interessa é o mais novo: Fábio Silva, começou a sua carreira no FC Porto, mudando-se com 13 anos para Lisboa, para representar o SL Benfica. Venceu dois campeonatos nacionais de juniores, e mudou-se em 2017 de novo para o Porto, e para a sua equipa do coração. Nas duas últimas épocas que cumpriu marcou 31 golos em ambas (sendo que a atual ainda não acabou), tendo uma média de quase um golo por jogo!

Fábio Silva destaca-se pela estampa física. Do alto do seu metro e oitenta e cinco (altura um pouco “anormal” para um rapaz de 16 anos) marca golos de todas as formas. Seja de cabeça ou com os pés, o ponta-de-lança tem à vontade para atirar a contar. Tem um sentido posicional muito bom, ou seja, o chamado faro para o golo está presente. Também nas fintas Fábio impressiona. Tem muita agilidade para deixar os oponentes para trás e uma finta muito rápida quando está dentro da área. O rapaz de Vila Nova de Gaia, ainda impressiona devido à velocidade que apresenta e à força de remate que tem. Seja de primeira, ou preparado, os remates saem-lhe bem, e quase sempre prontos para entrar dentro da baliza.

PORTO, PORTUGAL – OCTOBER 03: Fabio Silva of FC Porto celebrates scoring FC Porto second goal during the Group D match of the UEFA Champions League between FC Porto and Galatasaray at Centro de Estagio do Olival on October 3, 2018 in Porto, Portugal. (Photo by Carlos Rodrigues/Getty Images)

Apesar da sua tenra idade, Fábio Silva já tem os olheiros dos maiores clubes europeus a observá-lo. É só uma questão de tempo até que o FC Porto ganhe dinheiro com ele. De relembrar que até 2020, Fábio Silva tem uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros, valor que um “tubarão europeu” não teria dificuldades em dar. É só uma questão de saber se valerá a pena. Porém, daquilo que se vê, Fábio tem tudo para singrar no mundo do futebol, de preferência com a camisola das quinas ao peito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.