Francisco Montero, o central que usa óculos como Edgar Davids

 

(Photo by OSCAR DEL POZO / AFP) (Photo credit should read OSCAR DEL POZO/AFP/Getty Images)

Nome: Francisco Javier Montero Rubio

Data de nascimento: 14 de janeiro de 1999

Altura: 185 cm

Posição: defesa central

Nacionalidade: espanhola

Pé preferencial: esquerdo

Clube: Club Atlético de Madrid

Francisco Montero pode ser considerado o “menino bonito” da cantera do Atlético de Madrid. Nascido em Sevilha, cedo se mudou para Madrid para representar os colchoneros, e a partir daí continuou a crescer e a revelar-se um jogador promissor. Jogou até esta época nas camadas jovens do Atlético de Madrid, mas nesta época deu o salto e começou a jogar na equipa B.

Em setembro de 2018, estreou-se pela equipa B colchonera. Na jornada 5, da Segunda División B, num jogo entre o Navalcarnero e o Atlético B. Francisco Montero jogou 56 minutos, e começou a titular, e desde aí não mais largou o lugar. Estreou-se, em outubro, pela primeira equipa do clube. Num jogo da Copa del Rey, frente ao Sant Andreu, no qual começou a titular jogando os 90 minutos (curiosamente o golo da vitória deste jogo foi marcado por Gelson Martins). Desde aí, estreou-se na Liga dos Campeões (contra o Borussia Dortmund) e na La Liga (frente ao Athletic). Esta época já realizou 17 jogos pela equipa B, e 17 jogos pela equipa A, sendo que a utilização não tendo sido mais frequente devido à quase omnipresença a que o jogador tem sido submetido, dividindo-se entre as duas equipas.

Francisco Montero destaca-se pela sua estampa física e pelo seu sentido de posicionamento. É um pilar na defesa, embora seja de notar que lhe falta experiência para comandar o eixo da defesa de um grande clube. Apesar disso, demonstra uma grande maturidade para a sua idade. Com apenas 20 anos, já apresenta uma qualidade de passe longo acima da média para um defesa central da sua idade. Para além disso, apresenta muita raça a defender e um sentido posicional extraordinário, mostrando sempre consistência e nervos de ferro quando jogou com a camisola do clube colchonero.

(Photo by Vincent Van Doornick/Isosport/MB Media/Getty Images)

Francisco Montero está avaliado em 5 milhões de euros (dados transfermarkt.pt), e espera-se que no futuro possa assumir um lugar no eixo da defesa colchonera, visto que, para além de ter qualidade para tal, tem o apoio dos adeptos por ser um jogador formado no clube. Talvez na próxima época, após a já confirmada saída de Lucas Hernández, e a cada vez mais provável saída de Diego Godín, Francisco Montero ganhe o lugar que deseja na equipa orientada por Diego Simeone.

Francisco Montero, não tem currículo em questão de títulos para apresentar. No entanto, chegou aos quartos-de-final da Youth League por duas ocasiões, e faz parte de um dos melhores plantéis do Atlético de Madrid desde que estes foram campeões.

No futuro adivinham-se sucessos, mas até lá, aconselho a manter um olho neste rapaz, que tem potencial para chefiar as defesas dos maiores clubes da Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.