O que nos diz a história sobre os possíveis adversários do Porto

Já estão encontradas as oito equipas que irão disputar a próxima eliminatória da Liga dos Campeões. O FC Porto é o único representante nacional depois de uma excelente campanha que, para além de dar o prestígio de estar entre os oito melhores, vai enchendo os bolsos azuis e brancos que já vão em 78 milhões de euros.

Já se passaram 15 anos desde a inesquecível conquista da Champions pelo Porto de José Mourinho. O sonho de repeti-la continua a estar lá, ainda mais quando se chega à referida fase da prova. Em 15 anos, muito mudou. Na altura, todas as oitos equipas presentes nos quartos da Liga dos Campeões eram diferentes. Exceto uma, claro. O FC Porto, futuro campeão. Lyon, Milan, Deportivo, Real Madrid, Mónaco, Chelsea e Arsenal compunham o lote. Não havia o Sr. Champions de seu nome Cristiano Ronaldo e Messi ainda não tinha atingido metade da sua magia.

Olhemos, então, para o presente. Eis os possíveis adversários do FC Porto:

Tottenham (Inglaterra)

Ajax (Holanda)

Manchester United (Inglaterra)

Manchester City (Inglaterra)

Juventus (Itália)

Barcelona (Espanha)

Liverpool (Inglaterra)

Uns bem conhecidos, outros nem tanto. Tottenham e Manchester City, por exemplo, só disputaram uma eliminatória com os dragões. O embate com os londrinos foi para a Taça das Taças em 1991/1992, em que o FC Porto foi eliminado. Já contra o City, o embate é muito mais recente. Deu-se em 2011/2012 para os dezasseis-avos da Liga Europa. O Porto foi duplamente derrotado. O City, entretanto, tornou-se numa das mais temidas equipas europeias.

Olhemos agora para as equipas de “má memória” para os dragões. Nesse lote, incluem-se Juventus, Barcelona e Liverpool. Em cinco jogos, o FC Porto nunca conseguiu ganhar aos italianos de Turim. O mais recente conforto aconteceu em 2016/2017 nos oitavos da Champions, em que a Juve ganhou por 3-0 no conjunto das duas mãos. Entretanto, foram buscar CR7. Quanto ao Liverpool, a história repete-se. Seis jogos, zero vitórias. A última derrota foi mesmo o ano passado, quando os ingleses foram ao Dragão ganhar por 5-0 na primeira mão dos oitavos da prova. Contra o Barça, as vitórias já aparecem, mas temos que recuar até aos anos 80. Desde aí, quatro jogos, quatro derrotas. A última na final da Supertaça Europeia de 2011.

Restam Manchester United e Ajax. Frente ao primeiro, o historial, apesar de equilibrado, é favorável aos red devils. Porém, os dragões certamente que têm boas memórias frente à equipa que bateram nos oitavos da edição da prova em que foram campeões. O mais recente jogo, em 2008/2009, acabou com a vitória inglesa no Dragão pela margem mínima.

Os holandeses são, de longe, a equipa que têm o pior registo frente ao Porto. Ainda assim, as duas ainda não se defrontaram este século. O frente-a-frente dá quatro vitórias aos dragões, um empate e uma vitória ao Ajax. A Supertaça de 1987, ganha pelo Porto, foi exatamente contra o emblema holandês. Lá está, boas memórias.

Entre os gigantes, há sempre os preferidos. E do lado azul e branco, certamente que Tottenham e Ajax são os melhores a calhar. O Manchester United está a um nível acima. Os outros são para evitar: o super City de Guardiola, a Juventus de CR7, o Barcelona de Messi e a ferocidade ofensiva do Liverpool.

Ricardo Oliveira

Oriundo da mesma terra do melhor jogador do mundo, a paixão pelo futebol não podia ser maior. Atualmente a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação na FCSH, gosta de escrever e está sempre de braços abertos a novos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.