Romário Baró, a pérola do Olival pronta para espalhar magia no meio campo do FC Porto

Bilhete de Identidade

Nome: Romário Manuel Silva Baró

Data de nascimento: 25/01/2000 (19 anos)

Naturalidade: Bissau, Guiné-Bissau

Nacionalidade: Portuguesa e Guineense

Altura: 1,80m

Posição: Médio


Romário Baró pode ser ainda um nome um pouco desconhecido para os mais distraídos, mas não o será por muito tempo. O médio do FC Porto, internacional sub-19 por Portugal, tem um talento enorme e é mais um produto das escolas de formação portuguesas pronto para brilhar ao mais alto nível.

O jovem dragão chegou ao FC Porto em 2014, vindo do Sporting. Com apenas 14 anos, foi colocado na equipa de Iniciados e desde logo justificou a aposta dos azuis e brancos. Na sua primeira época (2014/2015), Romário realizou 31 jogos e apontou 9 golos, tornando-se numa das principais figuras da equipa nesse escalão.

Na época de 2017/2018, a sua primeira como júnior, estreou-se no futebol profissional ao serviço do Porto B, num empate frente ao Arouca. Faria ainda mais 12 jogos na II Liga nessa época. Na presente época, Romário Baró conta já com 22 presenças na equipa secundária dos Dragões, às quais junta 6 pela equipa de juniores. Leva atualmente 8 golos marcados, o seu melhor registo à data ao serviço do FC Porto.

Numa disputa com Pedro Araújo, do Gil Vicente, em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Juniores

Dotado de uma excelente capacidade de transporte, Romário Baró apresenta-se como um médio centro de elevada categoria. Apesar do aspeto franzino, alia à sua grande qualidade técnica uma forte capacidade física, o que lhe permite ultrapassar qualquer adversário, mesmo os mais velhos e experientes. O médio imprime no seu jogo uma grande intensidade e chega com facilidade às zonas de finalização. É devido a esta sua qualidade no último terço do campo que, esta época, Romário tem jogado em posições mais ofensivas na equipa B.

Internacional sub-19, Romário Baró conta com 34 internacionalizações nos vários escalões de formação de Portugal. No FC Porto, renovou recentemente até 2023 e tem uma cláusula de 40 M€. Apesar de treinar ocasionalmente com a equipa principal, ainda não atuou sob as ordens de Sérgio Conceição e nem o deverá fazer esta época.

Certo é que, face à qualidade e potencial apresentados pelo médio, tal deverá naturalmente acontecer na próxima temporada. Até lá, Romário Baró vai aproveitando para crescer e brilhar ao serviço da equipa secundária do FC Porto.

Marco Pereira

Amante do desporto, respira futebol e considera-o uma das suas grandes paixões. É licenciado em Línguas Aplicadas pela Universidade do Minho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.