Recordes batidos, sequências históricas e algumas curiosidades. O que ficou da primeira semana de Oitavos da Champions

Depois de alguns meses sem Liga dos Campeões, eis que a maior prova europeia de clubes regressou em grande. Os primeiros jogos dos oitavos de final da competição da UEFA já foram disputados, e num total de 11 golos marcados, não houve qualquer empate.

O destaque vai obviamente para a participação do FC Porto que, apesar de ter perdido em Roma (2-1), leva a eliminatória completamente em aberto para o Dragão. Nas outras partidas, o PSG, sem Neymar e Cavani, foi a Old Trafford bater o Man. United (0-2), o Real Madrid visitou e venceu um Ajax difícil (1-2) e  o Tottenham goleou inesperadamente o Dortmund em Wembley (3-0).

Marque já na agenda porque na próxima semana jogam-se os restantes jogos da primeira-mão dos oitavos de final. Dia 19, terça-feira, há Liverpool-Bayern e Lyon-Barcelona, e dia 20, na quarta, Atletico Madrid – Juventus e Schalke-Manchester City.

Voltando aos jogos que brindaram o regresso da Champions, o Playmaker Stats elegeu alguns factos e curiosidades que marcaram as quatros partidas disputadas:

1 – Na história Liga dos Campeões, nunca uma equipa que perdeu 0-2 em casa na primeira mão conseguiu qualificar-se. O Manchester United terá a oportunidade de ser o primeiro a consegui-lo.

2 – Já se viram recuperações de resultados de 4-0 e de 4-1 na Champions, mas nunca de 3-0. Já aconteceu por sete vezes na história da competição.

3 – Nunca na história da Liga dos Campeões uma equipa que perdeu por 1-2 na primeira-mão conseguiu a qualificação. Tarefa difícil para o Ajax.

4 – Buffon completou o 50º jogo sem sofrer golos na Champions. É o 3º guarda-redes a atingir esta marca, só atrás de Van der Sar (51) e Casillas (59).

5 – Só à 26ª presença na competição é que Jan Vertoghen conseguiu marcar um golo na maior prova europeia. Aconteceu na vitória do Tottenham frente ao Dortmund.

6 – Kimpembe do PSG não se estreou apenas a marcar na Champions, estreou-se também a marcar na sua carreira.

7 – Zaniolo da Roma é o jogador italiano mais jovem de sempre a bisar num jogo da Liga dos Campeões.

8 – A derrota por 0-2 contra o PSG foi a maior derrota de sempre do United em casa na prova.

9 – A vitória do PSG foi a primeira vitória de uma equipa francesa em Old Trafford, depois de 15 partidas.

10 – Depois das derrotas de FC Porto e Ajax, sobram três equipas invictas na atual edição da prova: Bayern, Barcelona e Lyon.

Ricardo Oliveira

Oriundo da mesma terra do melhor jogador do mundo, a paixão pelo futebol não podia ser maior. Atualmente a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação na FCSH, gosta de escrever e está sempre de braços abertos a novos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.