Gonçalo Cardoso, um “caso sério” a seguir

Nome: Gonçalo Bento Soares Cardoso

Data de nascimento: 21-10-2000

Altura: 189cm

Peso: 83kg

Posição: Defesa-central

Número: 2

Clubes: AD Marco 09, Penafiel, Boavista

Tem como habitat o terreno defensivo do campo e como tarefa ser o guarda-costas dos criativos. Retrocedendo um ano na vida de Gonçalo Cardoso, víamo-lo jogar nos júniores. Hoje, é titular na Primeira Liga pelo Boavista, onde se estreou esta época com apenas 17 anos, e internacional sub-19 por Portugal. Chama-se Gonçalo Cardoso e é uma das mais jovens promessas do futebol português.

Marco de Canaveses foi a terra que o viu nascer. E foi aí que Gonçalo começou a jogar futebol. O defesa-central passou três anos a atuar no AD Marco 09, antes de seguir para a formação do Penafiel. Nos Rubro-Negros, entre 2012/2013 e 2016/2017, foi subindo de escalões época após época. Na temporada passada, chegou aos júniores do Boavista, onde realizou 28 jogos e assinou cinco golos. As boas exibições valeram-lhe a integração imediata no plantel principal da Pantera. “Confesso que fiquei contente, mas não diria surpreendido porque trabalhei para isso. Foi muito bom. Senti orgulho e responsabilidade”, destacou na altura o jovem aos canais oficiais do clube.

A estreia pelo Boavista ocorreu esta época, numa vitória caseira por 1-0 sobre o Aves, em outubro de 2018. Desde então, Gonçalo Cardoso leva 16 partidas realizadas na Liga NOS. É conhecido pela maturidade, tranquilidade e naturalidade com que joga e pela confiança que transmite. Na atual temporada, Cardoso soma 1147 minutos na Liga NOS, repartidos por 13 jogos. Entre eles, o derby da cidade do Porto, onde o Boavista perdeu por 1-0 frente aos Dragões, num golo de Hernâni nos descontos. Nessa partida, Gonçalo Cardoso acabou por estar ligado ao golo e deixou o relvado em lágrimas. “São coisas que nos ajudam a crescer. Cabe-nos saber reagir, temos de trabalhar no máximo”, frisou Cardoso em entrevista ao jornal O JOGO, relembrando esse momento. Na Taça de Portugal soma Cardoso três partidas. Ainda assim, ainda não inscreveu o seu nome na lista de marcadores.

Gonçalo Cardoso soma 16 partidas realizadas esta época pelo Boavista

Jorge Simão, até há bem pouco tempo treinador do defesa no Boavista (Simão foi substituído por Lito Vidigal) afirmou mesmo que Gonçalo Cardoso “já não é uma promessa, mas sim um valor seguro”. “Eu acho que é um caso muito raro no futebol. Já tenho alguns anos disto e não me recordo de um jogador, que é júnior, ter esta afirmação tão rápida numa equipa”, completou Jorge Simão.

Gonçalo Cardoso estreou-se também nos sub-19 portugueses em outubro de 2018. Completou os 90 minutos frente às seleções da Arménia e Holanda e esteve no banco nas partidas com a Inglaterra e a Alemanha.

Mais recentemente, Gonçalo Cardoso foi associado ao Club Brugge e esteve mesmo em vias de representar o clube belga. Contudo, o jovem defesa acabou por ficar em Portugal. Tem acordo válido até 2021 com a Pantera e, por enquanto, continuará a encher o centro da defesa de uma Pantera ferida mas com vontade de lamber as feridas.

Rui Casanova

Sou natural de Portalegre e resido em Lisboa, onde estudo Ciências da Comunicação na NOVA-FCSH. O Futebol está no sangue da minha família desde sempre e materializo a paixão pelo desporto rei através da escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.