Dayot Upamecano: Uma estrela em ascenção

Nome: Dayotchanculle Oswald Upamecano

Clube: RB Leipzig

Naturalidade: Évreux, França

Idade: 20 anos (27-10-1998)

Altura: 185cm

Peso: 79kg

Posição: Defesa-central, Médio Defensivo

Número: 5


A jovem promessa desta semana é o defesa central Dayot Upamecano. Neste momento é jogador do RB Leipzig, mas está a ser seguido por diversos colossos europeus, como o Bayern ou o Barcelona.

Nasceu a 27 de Outubro de 1998, em Évreux, no departamento de Eure, em França. Foi ao serviço do VS Angers que deu os primeiros passos no futebol e onde atuou entre 2004 e 2007. Em 2007 transferiu-se para o Évreux FC, clube da sua terra e onde atuou até 2009. Nesse ano, completou a sua mudança para o FC Prey, onde permaneceu até 2013. O Valenciennes contratou-o depois para atuar na sua equipa de Juniores.

O Red Bull Salzburg adquiriu o seu passe em 2015, sem este se ter estreado profissionalmente em França. Na primeira metade época atuou pela equipa B dos austríacos, tendo feito ao todo 16 jogos por esta. A estreia profissional deu-se a 31 de Julho de 2015, ao serviço do Liefering (equipa B do Salzburg), num jogo contra o SKN St. Pölten, onde atuou a defesa-central durante os 90 minutos.

2016 e a sua segunda temporada de sonho

Tudo mudou a março de 2016 quando se estreou na primeira equipa, frente ao SV Mattersburg. Atuou durante os 90 minutos, a defesa-central, na vitória por dois a um. Mas a estreia foi “sol de pouca dura”, regressando novamente à equipa B. Já campeão, o treinador Óscar García voltou a lançá-lo no último jogo da temporada, frente ao Wolfsberger AC.

Em preparação para a temporada seguinte, Upamecano foi presença regular na equipa titular na pré-época dos austríacos. Depois desta, foi somando presenças e boas exibições tanto no campeonato, como na Liga Europa, sendo uma das referências da primeira metade da época de 2016/2017 dos austríacos.

A ascensão meteórica nos alemães e o interesse dos “tubarões”

Fruto das suas exibições de encher o olho já citadas, Upamecano chamou à atenção dos observadores do RB Leipzig, que aconselharam o clube a comprar o seu passe. Foi isso que aconteceu. O francês juntou-se aos quadros dos alemães por dez milhões de euros.

Recém-chegado à equipa, foi obtendo minutos perto do término dos jogos. No final dessa época, teve presenças mais constantes na equipa titular, o que evidenciava uma aposta do treinador Ralph Hasenhüttl no jovem jogador. Foi também na época 2016/2017 que se estreou na seleção sub-21 gaulesa.

Nova época e confirmou-se o que já era esperado: Upamecano agarrou o lugar e nunca mais de lá saiu. Tornou-se peça fundamental na equipa agora orientada por Ralf Rangnick e tornou-se alvo de “assédio” pelos tubarões europeus, como o Barcelona, que segundo foi noticiado, estaria disposto a dar 100M€ para se antecipar a Man. United, Real Madrid e Bayern.

O defesa-central francês é um jogador possante, fruto da sua força e da sua estatura, é rápido, o que lhe permite jogar numa defesa subida sem grandes dificuldades, tem um posicionamento eficiente e uma capacidade de desarme muito acima da média. Tem debilidades no capítulo do passe, algo que será ultrapassado com a experiência que for adquirindo, fruto dos seus “tenros” 20 anos.

Dayot Upamecano dará certamente muito que falar nos próximos anos, não só pela grande qualidade de que já é dotado, mas também pelo grande potencial que lhe é atribuído.

João Ferreira

Um jovem apaixonado por futebol que encontrou neste projeto a essência do seu verdadeiro amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.