Zinedine Zidane, Pura Classe!

 

Ficha do Jogador:

Nome: Zinedine Yazid Zidane

Nascimento: 23 Junho de 1972

Local: Marselha, França

Altura: 1,85m

Peso: 80 Kg

Clubes: Cannes, Bordeaux, Juventus, Real Madrid


Hoje falamos de uma autêntica lenda, Zinedine Zidane! É um dos melhores jogadores da história do futebol mundial e seguramente no Top 5 do Século XXI.

Filho de argelinos, da região de Cabília, Zinédine Yazid Zidane nasceu no bairro de “La Castellane” na cidade de Marselha, França, no dia 23 de Junho de 1972.

Cannes 

Estreia-se aos 16 anos, pelo Cannes na temporada 1988/89 na Ligue 1, atuando como médio ofensivo do Cannes. 

Pelo Cannes atuou durante 4 temporadas, tendo o primeiro golo chegado apenas na temporada 1990/91. Zidane começou jovem e como é natural num jovem de 16 anos, teve  dificuldade em entrar no ritmo profissional, porém os ultimos dois anos de Zidane no Cannes, já com mais idade e experiência,  mostrou a qualidade que tinha e técnica incrível para a idade.

Sai do clube quando este desceu para a segunda divisão francesa. “Tinha a fama de jogar mal, nos jogos chave”, algo que a sua carreira provou ser errado.

Bordeaux 

Após o Cannes, Zidane mudou-se por sete milhões de euros para o Bordeaux, na temporada de 1992/93, tendo alcançado a final da Taça UEFA em 1996. 

Representou o Bordeaux durante quatro temporadas. Exibindo a camisola sete, “Zizou” desfez defesas inteiras e mostrou-se um excelente médio, de referência na Liga Francesa e com potencial para ser o futuro “Eric Cantona”, na altura a grande referencia pós-Platini.

No dia que o mundo descobriu Zidane, num jogo europeu contra o Bétis de Sevilha, marcou um golaço de 35 metros. 

Após 4 anos de muito futebol e uma excelente campanha europeia na temporada 1995/96, alcançado a final da Taça UEFA, ditou o fim de Zidane no clube francês pois não lhe permitia jogar ao seu nível, em clubes e campeonatos de outro patamar, seguiu-se a Juventus.

Juventus 

Zidane assinou pelo campeão europeu da época anterior, a Juventus de Turim, não tardou a ganhar títulos com a supertaça europeia que em duas mãos, acabou com 6-1 e 3-1 para a Juve, contra o PSG, perfazendo 9-2 no total.

Não tardaram as comparações com a ex-estrela da Juve Michael Platini, porém “Zizou” mostrou toda a sua qualidade tendo liderado a Juventus, na conquista de dois campeonatos italianos, que na década de noventa eram extremamente competitivos.

A roleta à Zidane 

Zidane notabilizou-se por uma finta característica, quase como a “virgula” do Ronaldinho Gaúcho, que ficou conhecida como a “roleta a Zidane”, até aos dias de hoje, poucos são os jogadores com a técnica e a finta “fácil” de Zinedine Zidane.

Bola de Ouro 

Pela Juventus, Zidane conquistou a sua primeira Bola de Ouro, em 1998 tendo sido um dos melhores anos da carreira, que resultou na conquista do  Campeonato do Mundo.

Em 2000 voltou a conquistar a sua segunda Bola de Ouro, novamente fruto do seu papel na Juventus e pela conquista do Europeu de Futebol.

Conquistas coletivas:

2 campeonatos italianos 1996/97 e 1997/98

1 supertaça 1997

1 Supertaça Europeia 1996

1 Intercontinental 1996

Real Madrid ” Os Galáticos” 

Zidane assinou pela equipa merengue no verão de 2001, numa tranferência milionária de 77.5 Milhões de euros, um recorde para a época.

Apesar dos esforços de Florentino Perez, os Galáticos não renderam o pretendido, com uma equipa de estrelas como: Zidane, Ronaldo, Figo, Beckham, Makelele, Raul, Casillas e Roberto Carlos.

O Real Madrid somou investimentos até então nunca feito por nenhum clube. Não deu o resultado esperado, pois com os Galáticos entre 1998 e 2006, o Real Madrid apenas venceu 2 campeonatos, os mesmos que o Valencia, com um investimento muito inferior.

 

 

Final Liga Campeões 2001/02 

A campanha europeia dos Galáticos na temporada 2001/02, foi o grande feito do investimento dos merengues, que não fosse a conquista desta Champions, teria sido um fiasco ainda maior.

A Final contra o Leverkursen, ficou marcada por um dos melhores golos de sempre numa final, o golo foi assinalado por Zinedine Zidane.

A temporada que fez pelo Real Madrid, valeu a Zidane a  Bola de Ouro 2002

Zidane pelo Real Madrid conquistou : 

1 Champions League 2001/02

1 La Liga 2002/03

2 Supertaça Espanha 2001 e 2003

1 Supertaça Europeia 2002

1 Intercontinental 2002

Zidane despediu-se na temporada 2005/06, com um currículo impressionante e com 3 bolas de ouro conquistadas, numa época em que eram disputadas de forma renhida, longe da hegemonia atual Ronaldo/Messi.

Pela Seleção Francesa 

Zidane brilhou na seleção francesa como ninguém, tendo  vencido um europeu e um mundial, deixando a seleção numa final polémica contra a Itália.

Mundial 1998 

Zidane estreou-se no seu mundial em 1998, chegou, viu e venceu.

A França, passou a fase de grupos com 9 pontos, num grupo com Arábia Saudita, Africa do Sul e Dinamarca. Logo na fase de grupos, Zidane foi expulso por agressão, no jogo contra a Arábia Saudita, tendo ficado de fora até os quartos de final.

Sem Zidane, a França superou o Paraguai nos oitavos de final, numa vitória por 1-0, após prolongamento. Seguiu-se a Itália nos quartos de final, numa eliminatória disputada, que acabou 0-0 , com os gauleses a vencerem 4-3 em penalties.

Nas meias finais, a França eliminou a Croácia de Suker, por 2-1. A Final contra o Brasil, Zidane brilhou com dois golos  na primeira parte, tendo acabado com as aspirações canarinhas.

Campeão 

Zidane acabou o mundial como um dos melhores jogadores e eleito para o onze do mundial 

Euro 2000- A Meia Final dramática

A França de Zidane entrou no europeu da Bélgica/Holanda, como favorita de entre seleções como Portugal, Itália ou Holanda.

Num grupo difícil, com Holanda, França, Républica Checa e Dinamarca, a França de Zidane superou bem a entrada para os quartos de final.

Nos quartos de final superou a Espanha de Raúl, por 2-1 e seguiu-se a seleção portuguesa que estava a fazer até então um excelente europeu.

Nas meias finais, já no prolongamento a França, tem no minuto 118 um penalty que foi convertido por Zidane, tendo ditado a derrota portuguesa por “Golo de Ouro”. Ficou célebre o lance da mão de Abel Xavier.

Numa final contra a Itália, a França foi sortuda, tendo marcado o 1-1 ao min 90 e o golo de ouro de Trezeguet, ao min 119.

Mundial 2006- Final inglório 

No mundial 2006, Zidane tinha já anunciado o final de carreira no clube e iria terminar na seleção após o mundial. Zidane fez três excelentes exibições contra a Espanha, Brasil e Portugal.

França 3- 1 Espanha – 2 golos de Zidane

França 1- 0 Brasil

França 1- 0 Portugal – 1 golo zidane

Zidane nas meias, quartos e oitavos de final do mundial 2006, foi o homem do jogo e deu a passagem à final, que Zidane tanto merecia vencer.

Final 

Apesar do golo inaugural de Zidane no jogo, a Itália igualou por cabeceamento de Materazzi, ambos foram os marcadores do 1-1 do jogo e do lance da final simultaneamente.

Materazzi terá insultado Zidane e este temperamental, reagiu com uma cabeçada, que manchou o seu último jogo da carreira.

Miguel Matos

Fan de futebol desde míudo, coleccionador de cromos e cadernetas, gosto especial pela história do futebol. Adepto do Benfica, Inter de Milão, Arsenal e River Plate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.