Angel Gomes, talento inglês falado em bom português

Bilhete de Identidade

Nome: Adilson Angel Abreu de Almeida Gomes

Nascimento: 31-08-2000 (18 anos)

Nacionalidade: Inglaterra/ Portugal

Altura: 168 cm

Peso: 56kg

Posição: Médio Ofensivo/Extremo

 

A Jovem Promessa desta semana é o primeiro atleta nascido em 2000 a jogar na Premier League. Angel Gomes fez a sua estreia profissional pelo Manchester United com apenas 16 anos e 263 dias. Nesse jogo, substituiu a lenda do clube Wayne Rooney, num jogo que a sua equipa acabaria por vencer por 2-0 ao Crystal Palace. Meses depois capitaneou a seleção inglesa de sub-17 ao título mundial dessa categoria na memorável reviravolta frente à eterna candidata Espanha. É o filho de Gil Dias, avançado decisivo para o segundo título mundial de Sub-20 de Portugal conquistado em 1991, e o primo de Nani, capitão do Sporting.

Não é qualquer jogador que pode dizer que que está no mesmo clube há 12 anos. Ainda mais impressionante fica se estivermos a falar de um jovem de apenas 18 anos e se esse clube for o Manchester United. Adilson, mais conhecido no mundo do futebol como Angel Gomes, é filho da antiga promessa que conduziu Portugal ao título mundial de sub-20 em 1991, Gil Gomes.

Gil Gomes, campeão mundial sub-20 em 1991, e pai de Angel

O antigo avançado formado no Benfica fez parte de uma geração onde entram nomes como Rui Costa, Luís Figo ou João Vieira Pinto. Jogou em clubes como o Benfica, o Tours e o Estrela da Amadora, tal como nos Estados Unidos e em divisões inferiores de Inglaterra. De resto, foi em terras de sua Majestade onde acabou a sua carreira em 2005 e onde nasceu o filho que vai seguindo as suas pisadas, Angel Gomes.

O jovem nascido em Londres, ingressou na ‘cantera‘ dos Red Devils com apenas seis anos de idade e daí nunca mais saiu. Aos 13, assinou o seu primeiro contrato oficial pelo clube, no mesmo ano onde representou o United num torneio sub-17 na Eslováquia. Dois anos depois, em 2015, arrecadou o prémio de Most Valuable Player (MVP) da Manchester United Cup. No ano seguinte, tornou-se o mais jovem jogador de sempre a somar um hat-trick ao serviço dos juniores do Manchester United.

2017, O ano

O ano de 2017 viria a ser de luxo para o jovem prodígio. O calendário datava o dia 21 de maio, última jornada da Premier League. O Chelsea já era campeão e o Manchester United acabava a época num decepcionante sexto lugar. O então “patrão” dos Red Devils, José Mourinho, aproveitava o momento em que a sua equipa vencia por 2-0 o Crystal Palace para dar oportunidade de estreia a jovens jogadores.

À passagem do minuto 88, o escolhido para entrar foi mesmo Angel Gomes. O jovem médio substituía o eterno Wayne Rooney, tornava-se o primeiro jogador nascido em 2000 a jogar na Premier League e tinha a oportunidade de mostrar o seu grande pé direito em pleno Teatro dos Sonhos. Para além destes feitos, a estreia de Angel tornava-o também o mais jovem jogador a entrar em campo pelo United desde 1953. Ao findar do encontro, Mourinho relembrou isso mesmo ao falar do talento do jovem:

 “Lancei-o na equipa principal e fiz dele não só o jogador mais jovem do clube a jogar na Premier League, mas também o mais jovem a representar o Manchester United desde Duncan Edwards, em 1953”

 

Nesse verão, Angel fez parte da prodigiosa seleção inglesa que venceu o Mundial de sub-17 que se passou na Índia. No decorrer de cinco jogos da competição, Angel marcou por duas vezes, ajudando no percurso perfeito da sua seleção. Na final frente à Espanha, o médio/extremo começou o jogo no banco. Ao minuto 31, os espanhóis já venciam por 2-0, mas a partir daí foi sempre a subir para os ingleses. Brewster reduziu à beira do intervalo e uma segunda parte fulminante, culminou num 5-2 final para Inglaterra. Angel Gomes acabou por não estar diretamente ligado à história do encontro. Apenas entrou ao minuto 90, mas sendo este quem possuía a braçadeira de capitão, foi ele o primeiro a levantar o troféu.

O ano não acabava sem Angel ter a recompensa final de todos estes feitos. No dia 13 de dezembro, o jovem findava o seu primeiro contrato profissional que o liga ao Manchester United até junho de 2020.

“É espantoso. É algo por que trabalhei toda a minha vida e durante todo o tempo em que estive no clube, desde os seis anos. Conseguir, finalmente, ter o contrato assinado é óptimo para mim e para a minha família”

Ao serviço de Sua Majestade

Angel representa as camadas jovens de Inglaterra desde 2015. Integrou os sub-16, 17, 18 e 19, somando um total de oito golos em 24 jogos espalhados pelos vários escalões.

Contudo, Angel Gomes é filho de pais angolanos e possui dupla nacionalidade, inglesa e portuguesa. Atualmente, o jovem é considerado elegível para representar Inglaterra, Angola e Portugal. Apesar de muito “acarinhado”, como diz o pai, em todo o seu percurso internacional, este não rejeita completamente a possibilidade de o filho representar Portugal.

Como joga

O jovem descendente de angolano confessa preferir jogar enquanto médio ofensivo. No entanto, a sua polivalência é de notar. Seja na ala esquerda, na direita ou no centro do campo, Angel mostra uma visão de jogo e velocidade de execução tremenda. A juntar a isto, a sua pequena estatura traz consigo uma agilidade elegante, uma finta fácil e um estilo de jogo que o faz ter sempre a bola colada ao seu pé direito.

Em Inglaterra, é frequentemente comparado a Ronaldinho Gaúcho devido à sua criatividade, compostura e capacidade de drible. Em janeiro de 2015, o seu primo Nani afirmou estarmos perante “a próxima estrela do Manchester United.

O médio aparece muitas vezes em zonas de finalização, como se comprova pelos seis golos que já marcou esta época, tanto ao serviço da equipa sub-18 na UEFA Youth League, como na U23 Premier League.

Esta época, Angel Gomes já jogou também pela primeira equipa dos Red Devils. Após a saída de Mourinho, o novo técnico Ole Gunnar Solskjær colocou-o a jogar aos 81 minutos na partida em que o Manchester United viria a vencer o Huddersfield Town por 3-1. A pouco e pouco, o pequeno mágico vai conquistando o seu lugar em Old Trafford.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.