Brahim Díaz, o mago espanhol

 

Bilhete de Identidade:

  • Nome: Brahim Abdelkader Díaz 
  • Data de Nascimento: 03/08/1999
  • Nacionalidade: Espanha / Marrocos
  • Altura: 1,70m
  • Peso: 68 kg
  • Posição: Médio Ofensivo / Extremo

Brahim Díaz pode ser um nome desconhecido para grande parte da comunidade futebolística, mas o seu talento não tem barreiras e o seu potencial é imenso. Com 19 anos, o jovem espanhol já faz parte da equipa principal do Manchester City e promete dar que falar.

Formado no Málaga, Brahim foi muito jovem para Inglaterra. Em 2013, o Manchester City chegou a acordo com o Málaga para a transferência do talentoso jogador, na altura com apenas 14 anos, por uma verba a rondar os 350 000€. Apesar de também ter tido propostas do Barcelona, e ter inclusive falado com Messi, Xavi e Iniesta, o jovem preferiu rumar a terras de Sua Majestade.

Com apenas 1,70m, mas dotado de uma excelente capacidade técnica, foi com naturalidade que desde muito cedo começaram a surgir as comparações com Leonel Messi. Não só pela baixa estatura, mas pela maneira como parece imitar o astro argentino, nomeadamente na forma como trata a bola e como parece ter sempre algum truque na manga, sendo bastante difícil roubar-lhe a bola.

Médio ofensivo de origem, mas também muito forte a partir de ambas as alas, o jovem espanhol destaca-se principalmente pela visão de jogo e capacidade de passe, mas também pela finta curta e pela imprevisibilidade no seu jogo. Capaz de romper linhas defensivas com os seus passes, Díaz é sempre uma ameaça para os adversários. Apesar de não ser um avançado de área tem uma boa relação com a baliza, marcando golos com frequência.

O seu primeiro grande destaque a nível internacional terá sido, por ventura, o Europeu Sub17 de 2016, no Azerbaijão. Brahim Díaz foi a grande figura dessa talentosa seleção espanhola, tendo levado a equipa até à final da competição. Na final, marcou um golo (fez o empate a 1, após o golo inaugural de Diogo Dalot), mas saiu derrotado por Portugal, nas grandes penalidades.

Nesse mesmo ano, em setembro, estreou-se pela equipa principal do Man. City, frente ao Swansea, a contar para a Taça da Liga. Na Premier League, estreou-se apenas em janeiro de 2018, num encontro com o Newcastle.

Com contrato até junho de 2019, muito se tem falado na sua saída, o que até já motivou uma intervenção de Pep Guardiola. Nos últimos dias, Brahim Diaz tem sido fortemente associado ao Real Madrid, mas também parece haver interesse do PSG e do Borussia Dortmund. Renovará pelo Manchester City ou seguirá o exemplo do seu ex-colega Jadon Sancho e tentará o sucesso fora de Inglaterra? Só o tempo o dirá, mas tudo parece indicar que Brahim Díaz será, a médio prazo, uma das grandes figuras do futebol mundial.

Marco Pereira

Amante do desporto, respira futebol e considera-o uma das suas grandes paixões. É licenciado em Línguas Aplicadas pela Universidade do Minho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.