Stephen Eustáquio, o “Pirlo do Oeste”

Nome: Stephen Antunes Eustáquio

Data de nascimento: 1996-12-21

Nacionalidade: Canadá / Portugal

Altura: 178 cm

Posição: Médio

Peso: 68 kg

Posição: Médio Defensivo / Médio Centro

Número: 46

 

Stephen Eustáquio é um dos jogadores em crescendo na Liga Portuguesa, e um dos médios com mais margem de progressão. Aos 21 anos é cobiçado por vários clubes, e ultimamente foi associado ao Sporting.

Nasceu no Canadá, mas tem nacionalidade portuguesa. Formado entre as escolas da União de Leiria e do Nazareno, mas  foi nos três anos (2014/17) no Torreense que começou a dar nas vistas. Esteve no Leixões na primeira metade da época de 2016/17, transferindo-se  para o Chaves em janeiro, sendo que, atualmente é um dos pilares do meio campo dos transmontanos. O jovem médio tem sido um dos jogadores mais utilizados por Rui Jorge, na seleção de sub-21.

A visão de jogo, e a capacidade de pensar o jogo são duas das suas melhores armas.

Comparado muitas vezes com o “mágico Pirlo”, mítico jogador da seleção italiana. Eustáquio tem uma qualidade de passe acima da média, uma excelente capacidade de ler o jogo e uma mentalidade de futebol positivo. Apelidado, por alguns como “Pirlo do Oeste”, é um dos melhores médios da sua geração.

Fez a estreia na Liga Portuguesa dia 4 de fevereiro de 2018, frente ao Feirense. Desde aí já participou em 25 jogos oficiais, somando todos as competições: campeonato, taça da liga e taça de Portugal.

14 de setembro de 2018, dia em que fez história pelo Chaves. Decorria o minuto 83 do Porto – Chave  a contar para a Taça da Liga, quando Eustáquio aponta o golo dos flavienses. Um toque magistral, e coloca o internacional português na história dos “valentes transmontanos”.  Um empate histórico, dado que foi a primeira vez que os flavienses pontuaram frente ao Porto, em casa.

Estreou-se pela seleção sub-21 a 10 de outubro de 2017, tendo feito seis jogos num total de 376 minutos.

Tem contrato até 2022, e uma cláusula de 10 milhões de euros.

Stephen Eustáquio promete ser um dos protagonistas do mercados, na próxima janela de transferências.

 

 

Cristiana Pina

Licenciada em Comunicação Social pela ESEV. Sou uma pinhelense de gema que adora futebol e toda a magia que lhe é inerente. Escrever é uma das minhas grandes paixões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.