Luka Jović, a pérola sérvia da Bundesliga

Bilhete de Identidade

Nome: Luka Jović

Luka Jović é um dos melhores marcadores da atual Bundesliga com 7 tentos em 6 partidas

Data de nascimento: 1997-12-23

Nacionalidade: Sérvia

Peso: 75 kg

Altura: 181 cm

Posição: Ponta-de-Lança

Número: 8

 

Conhecido dos portugueses, por ter assinado com o Benfica em Fevereiro de 2016, já não é de agora que Luka Jović é encarado como sendo um jogador promissor. Desde as camadas jovens, que é visto como um avançado prolífico e um talento para o futuro.

No dia 28 de Maio de 2014, com somente 16 anos, 5 meses e 5 dias, tornou-se no jogador mais jovem a marcar com a camisola do Estrela Vermelha. Jović marcou o golo passados apenas 2 minutos desde que entrara em campo contra o FC Vojvodina e o resultado de 3-3, para o qual contribuíra, foi suficiente para sagrar o Estrela Vermelha como campeão sérvio 2013-14.

Pelo Estrela Vermelha, viria a vestir a camisola do clube por 48 vezes, marcou 13 golos e realizou 4 assistências até trocar o clube por Portugal (e pelo Benfica). Em Fevereiro de 2016, Jović assinou pelos encarnados por uma verba a rondar os 6.60M e chegou com o rótulo de uma das maiores promessas sérvias.

Em Portugal, não conseguiu demonstrar a razão de ter esse rótulo e não vingou no Benfica. Realizou 18 jogos pela equipa B e marcou por 4 ocasiões. Pela equipa principal, ainda teve oportunidades, mas nunca faturou e, após uma noitada, apercebeu-se de que não seria opção para o Benfica.

Jović não teve uma passagem muito feliz por Portugal

Após a passagem menos feliz pelo Benfica, acabou emprestado ao Eintracht Frankfurt em Junho de 2017. O empréstimo ficou estabelecido com duração de dois anos, até 2019, e opção de compra avaliada em 12 milhões para adquirir o jogador em definitivo.

Bastou pouco mais de uma época para convencer o clube a avançar pelo jovem avançado. As boas prestações ao serviço do clube alemão e, na temporada passada, ter ajudado o clube a atingir a final da DFB-Pokal (Taça Alemã) que viria a conquistar ante o Bayern de Munique, fizeram o Eintracht ficar com uma boa impressão.

Na época transacta, ajudou o Eintracht Frankfurt a alcançar a final da Taça Alemã, que o clube viria a conquistar

Mais recentemente, na presente temporada, viveu um dia de sonho, marcou 5 dos 7 golos na goleada do Eintracht ante do Düsseldorf e tornou-se, até ao momento, num dos melhores marcadores do campeonato alemão com 7 tentos em 6 partidas. Ao marcar 5 tentos numa única partida, quebrou o recorde de jogador mais jovem a marcar 5 golos num único encontro na Bundesliga e fez história pelo Eintracht ao se tornar no único jogar do clube a marcar 5 num único jogo.

Pelo Eintracht Frankfurt, leva um registo de 18 golos em 37 partidas e o diretor-desportivo do clube, Bruno Hubner, declarou a intenção de exercer a opção de compra estabelecida com o Benfica.

Temos a opção de compra, e muito provavelmente vai tornar-se jogador do clube em definitivo. É uma grande aquisição para o Eintracht Frankfurt”afirmou Bruno Hubner.

Jović que, na Sérvia, é conhecido como o Falcao SérvioIsto, sobretudo, por ser visto como um matador dentro de área, como comprovou da melhor maneira contra o Düsseldorf. Com o seu pé esquerdo, é capaz de fazer estragos as defesas adversárias.

Com somente 20 anos e muitos jogos ainda pela frente, certamente veremos o jovem avançado sérvio a assinar mais golos. A viver um bom momento, é sem dúvida, uma jovem promessa a ser seguida com atenção.

 

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.