Miguel Luís: um Leão em ascensão

Bilhete de identidade:

Nome : Miguel Mariz Luís 

Data de nascimento : 27-02-1999 (19 anos)

Nacionalidade : Portuguesa

Peso : 71 kg

Altura : 1,78 cm

Posição : Médio (Médio Centro)

Miguel Luís é a estrela em ascensão do plantel leonino e campeão europeu de sub-19. Tem apenas 19 anos mas possui muita qualidade, jogando habitualmente como médio centro. O seu pé mais habilidoso é o direito.

O médio já treina com o plantel principal dos leões há algum tempo e tem confirmado o seu potencial junto de Peseiro o que já lhe valeu algumas convocatórias. O jogador ainda aguarda a sua estreia na equipa principal, e com certeza que mais tarde ou mais cedo esse desejo será satisfeito, talvez já no próximo jogo da taça frente ao Loures.

Na teoria desempenha a função de um “oito” mas dentro de campo demonstra um faro bastante apurado pelo golo e muita versatilidade. Um dos pontos que salta à vista é a grande cultura futebolística para a sua idade, demonstrada pela inteligência com que constrói os lances e também pela sua capacidade de jogar tanto pelo meio como pelas alas.

Uma característica muito boa que podemos apontar é o facto de jogar sempre de cabeça levantada. O jovem português tem uma excelente visão de jogo e muita eficácia no capítulo do passe.

Na última temporada, o médio leonino disputou 15 jogos pela equipa B e 20 pela equipa de juniores do Sporting.

Apesar da tenra idade, Miguel Luís já conta com vários títulos na sua carreira. Além do já mencionado título de campeão Europeu Sub-19 conquistado recentemente, o médio tinha também já conquistado, no ano de 2016, o campeonato Europeu de Sub-17. O jogador foi uma peça fundamental em ambas as conquistas, tendo participado em 4 jogos e marcado um golo neste Europeu a somar aos 4 jogos e dois golos que marcou no Europeu de 2016. Já vimos uma geração de “ouro” e uma geração “coragem”, como se irá chamar esta geração que Miguel Luís integra? Ainda não tem nome, mas o certo é que os títulos esses já ninguém nos tira.

De leão ao peito conta com vários títulos nas camadas jovens:

  • Campeão de juvenis, na época 2015/16, tendo sido destaque individual;
  • Campeão de Juniores, na época 2016/17;

Desde que entrou em Alcochete, com 10 anos de idade, foi sempre a subir, gradualmente é claro. De um miúdo franzino que ninguém conhecia, cresceu, foi capitão e está a conquistar o seu lugar na equipa principal. Com provas dadas ao serviço das seleções de Portugal e com o seu talento e margem de progressão, a juntar ao seu palmarés, os sportinguistas só podem esperar o melhor.

Só resta dizer: sportinguistas, fiquem de olho neste jovem.

Tiago Domingos

Lourinhanense de gema, estuda gestão no ISCTE-IUL. Tem como hobbie a escrita e como paixão o futebol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.