Porto e Sporting em falência técnica; Benfica apresenta lucro em 17/18

Em 2017/18, a SAD benfiquista apresentou lucro e aumentou o valor dos capitais próprios. Porto e Sporting agravaram os seus passivos e estão em situação de falência técnica.

Depois de o FC Porto ter apresentado o seu relatório de contas relativo à época passada, ficaram públicas as contas dos três grandes do futebol nacional. O clube portuense e o Sporting tiveram prejuízo na época transata, ao passo que o Benfica teve lucro.

A SAD benfiquista divulgou um lucro de 20,6 milhões de euros, perfazendo o seu quinto ano consecutivo com números a verde. Em 2016/17, os encarnados tiveram o seu melhor resultado financeiro de sempre (44,54 M€).

Por outro lado, a SAD do Porto conseguiu diminuir os prejuízos da época anterior em 6,8 milhões de euros, mas ainda assim apresentou 28,4 milhões de euros negativos. Finalmente, o Sporting teve um prejuízo a rondar os 19,9 milhões de euros, em 2017/18.

O passivo portista é o maior dos três grandes, atingindo os 464,1 milhões de euros. No período referente a 2017/18, este número aumentou em 76,6 milhões de euros. Os rivais da Segunda Circular baixaram os seus passivos. O Benfica, de forma mais significativa, em 40,1 milhões de euros, e o Sporting em 28,3 milhões de euros. Os seus passivos fixam-se em 398, 3 e 282,5 milhões de euros, respetivamente.

Os capitais próprios do Benfica cresceram no ano transato, atingindo no final do exercício os 86,6 milhões de euros, o valor mais alto de sempre desde a constituição da SAD. Em contraste com os vice-campeões nacionais, Sporting e Porto encontram-se numa situação de falência técnica, ou seja, com capitais próprios negativos.

David Silva

Lourinhanense de gema, é estudante de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Tem como hobby a escrita, e como paixão o futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.