João Félix, a nova pérola encarnada

Bilhete de Identidade

Nome: João Félix Sequeira

Data de nascimento: 1999-11-10

Nacionalidade: Portuguesa

Foi com o Sporting que João Félix se estreou a marcar pelo Benfica no campeonato e a deixar a sua marca

Peso: 64kg

Altura: 180 cm

Posição: Médio-Ofensivo

Número: 79

 

Nova época, nova esperança portuguesa a emergir nos relvados da Liga NOS e no Benfica. A envergar a camisola 79 encarnada, João Félix, com apenas 18 anos (completa 19 no próximo mês de Novembro), tem-se vindo a afirmar com uma das principais esperanças portuguesas.

Até aqui chegar, o jogador, ainda teve algumas dificuldades. Após ter começado a jogar nos Pestinhas, João Félix chegou à formação do FC Porto mas acabou por não convencer e foi dispensado, não pela sua qualidade técnica mas pelo seu físico que apresentava e que parecia não augurar um brilhante futuro.

Acabaria por ingressar no Benfica em 2015, após breves passagens pela Dragon Force e Padroense. No Benfica, foi reconhecido o talento do jogador que rapidamente subiu das camadas jovens para a equipa B encarnada.

Apesar da sua tenra idade, João Félix, é já internacional sub-21 português, motivo pelo qual não figurou das escolhas de Hélio Sousa para o Europeu sub-19 que Portugal se iria sagrar campeão. Pelos sub-21, conta com 7 internacionalizações e 3 golos.

Pelo Benfica, viria-se a estrear na 2ª jornada da Liga NOS 2018/19 ante do Boavista. A sua estreia viria, no entanto, a saber a pouco: somente 3 minutos no relvado. O melhor, porém, estaria reservado para a 3ª jornada e para o derby diante do Sporting.

Com o Benfica em desvantagem, Rui Vitória lançou o jovem médio aos 71 minutos e João Félix equalizou a partida, uma partida em que Salin brilhava entre os postes leoninos. Cruzamento de Rafa pela direita, João Félix surgiu solto ao segundo posto, cabeceou a bola para dentro das redes e guardou um ponto para as águias.

Há 41 anos que um jogador tão jovem do Benfica não marcava ao Sporting na sua estreia. Desde 2013 que um jogador não marcava na sua estreia diante do Sporting.

Preterido das escolhas iniciais frente ao Nacional da Madeira (atuou somente 9 minutos), foi com alguma surpresa que iniciou a partida contra o Desportivo das Aves. A aposta do técnico Rui Vitória viria a demonstrar ser acertada e, aos 34 minutos de jogo, João Félix viria a marcar o seu segundo golo do campeonato em quatro partidas na presente temporada, só tendo atuado por duas vezes por mais que 10 minutos.

Após o encontro, Rui Vitória deixou elogios ao jovem médio encarnado.

“É um jogador que tem qualidade, um menino que está a começar e tem um talento grande. A melhor ajuda que lhe podemos dar é fazê-lo entender que alta competição é performance e rendimento – todo o que é alheio a isso só o prejudica.”

Com 18 anos, é um diamante ainda a ser lapidado e dos maiores talentos jovens do Benfica e de Portugal. Sem dúvida um jogador para ser seguido com atenção.

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.