Curiosidades: A história da Primeira Liga

Falar da Primeira Liga Portuguesa é contar 84 anos de história e de glória. Falar da Primeira Liga Portuguesa é falar de grandes jogadores e grandes clubes. É falar das vitórias sofridas, dos resultados históricos e das conquistas inéditas. Mas acima de tudo é falar de uma paixão que une um povo.

Origem e os antecedentes

Como sabemos a Primeira Liga é o principal escalão do futebol português, reunindo atualmente 18 equipas que disputam o título da competição. Até aqui nada de novo!

No entanto, para compreendermos como chegámos até aqui, é interessante olharmos para os primórdios do futebol português. Para isso temos de recordar o Campeonato de Portugal, criado em 1921, prova que veio  a denominar-se mais tarde por Taça de Portugal, uma prova também ela disputada em eliminatórias e também conhecida por “Liga experimental”, pois serviu para introduzir o sistema de ligas em Portugal.

Um facto interessante é que a decisão de criar um escalão nacional para as equipas portuguesas competirem resultou de uma derrota da seleção nacional no seu primeiro jogo contra a Espanha por três bolas a uma. Até então tinham existido apenas provas distritais.

Primeiro jogo da seleção Portuguesa em 1921

Um facto a ressalvar, que gera polémica entre os clubes e os adeptos, é que os títulos do campeonato de Portugal nem correspondem a títulos de campeão nacional da I Divisão, nem correspondem a títulos de vencedor da Taça de Portugal, pelo que ficou definido nas normas da FPF. A prova caiu assim no esquecimento, sendo que os clubes não lhe dão hoje a devida relevância.

 

As curiosidades, os recordes e os vencedores

Falando do campeonato de Portugal, extinta em 1938, nas suas 16 edições existiram 6 vencedores distintos: O FC Porto e o Sporting CP (cada um com 4 títulos), o SL Benfica e o Belenenses (cada um com 3 títulos) e o Carcavelinhos e o Marítimo que conquistaram uma vez esta competição. O primeiro vencedor desta competição foi o FC Porto.

Falando da Primeira Liga o primeiro vencedor foi também o FC Porto, na época 1934/1935, sendo que o primeiro melhor marcador da primeira liga foi Costuras (Porto) que somou 14 tentos nessa época.

Equipa do FC Porto, campeã na época 1921/1922

O jogador que mais golos marcou na primeira liga foi Fernando Peyroteo, nos 12 anos ao serviço do Sporting, um recorde invencível de 332 golos e detém também um recorde quase inquebrável de 9 golos num único jogo.

O Jogador com mais jogos (485 jogos) e mais minutos jogados (41125 minutos) é Manuel Fernandes, grande parte ao serviço do Sporting.

O melhor marcador de sempre, em apenas uma temporada foi Yazalde (Sporting), que somou 46 golos na temporada 1973/1974.

Hector Yazalde

Falando das equipas com mais participações temos os 3 suspeitos do costume: Benfica, Sporting e Porto, todos eles com 85 participações. É também de ressalvar que o clube que aparece em 4º é o Belenenses com 77 participações.

A maior goleada de sempre pertence ao Sporting, um 14-0 frente ao Leça na época 1941/1942.

Quanto à equipa que mais golos marcou temos o Benfica que já soma mais de 5100 golos marcados.

A liga Portuguesa teve apenas 5 vencedores até à data o Benfica (36 títulos), o Porto (28 títulos), o Sporting (18 títulos), o Belenenses (1 título) e o Boavista (1 título).

O primeiro tricampeonato pertence ao Benfica (1935/1936 a 1937/1938), o primeiro tetra pertence ao Sporting (1950/1951 a 1953/1954), e o único pentacampeonato até à data foi alcançado apenas por um clube, o FC Porto (1994/1995 a 1998/1999).

Tiago Domingos

Lourinhanense de gema, estuda gestão no ISCTE-IUL. Tem como hobbie a escrita e como paixão o futebol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.