Stephen Eustáquio: um talento luso-canadiense

Bilhete de Identidade:

Stephen Eustáquio é internacional sub-21 por Portugal

Nome: Stephen Antunes Eustáquio

Data de Nascimento: 21-12-1996

Nacionalidade: Portugal/Canadá

Naturalidade: Leamington, Canadá

Clube atual: GD Chaves

Tem como habitat natural o centro do terreno e é conhecido pelas suas recuperações defensivas e distribuição de jogo. Chama-se Stephen Eustáquio, tem 21 anos e atua ao serviço do GD Chaves.

Stephen Eustáquio é um médio luso-canadiense e começou a jogar em Portugal nos juniores do Nazarenos. A sua qualidade levou-o, logo de seguida, ao União de Leiria, onde atua por várias épocas. Já no Toreense, e após quatro épocas, o Leixões contrata Stephen e lança o jogador na Segunda Liga portuguesa. Foi no clube de Matosinhos que, em 2017, Eustáquio foi chamado à seleção portuguesa para os jogos de qualificação do Europeu Sub-21. Disputou 5 jogos e viu a Seleção das Quinas somar 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Enquanto esteve no Leixões, Eustáquio disputou 27 partidas e foi um dos jogadores com mais minutos na primeira parte da época. O médio foi então contratado pelo GD Chaves, no inverno passado, terminando a época com 13 jogos e 1 tiro certeiro.

Rui Jorge, selecionador dos Sub-21 portugueses, elogiou Stephen Eustáquio no âmbito da sua chamada à seleção, ainda ao serviço do Leixões:

“É um jogador que, este ano, ao exibir-se na nossa Segunda Liga, tem demonstrado qualidades que nós achamos serem suficientes para vir a este espaço”.

Luís Castro, técnico que treinou Eustáquio no Chaves, também elogiou, pouco depois, o luso-canadiense na sua estreia pela equipa de Trás-os-Montes:

“É um jogador que tem qualidade de passe, um jogador muito intenso, muito agressivo após a perda. Liga bem a frente de ataque e posiciona-se bem para receber. Ainda tem muita coisa para progredir, mas sinto potencial nele.”

Na presente época, ao serviço do Chaves, o centro-campista tem sido opção para o treinador Daniel Ramos, ex-Marítimo, em todos os jogos da equipa. Soma 356 minutos no campeonato e 90 minutos numa partida frente ao Arouca para a Taça da Liga.

 

Rui Casanova

Sou natural de Portalegre e resido em Lisboa, onde estudo Ciências da Comunicação na NOVA-FCSH. O Futebol está no sangue da minha família desde sempre e materializo a paixão pelo desporto rei através da escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.