15 curiosidades acerca da Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões tem estado no foco das atenções de todos e, por isso, o AMBIDESTRO decidiu compilar as 15 curiosidades mais interessantes da competição milionária. Apostamos que não conhece mais de 10! Ora veja:

  1. A Liga dos Campeões foi criada em 1955, mas só existe desde 1992 da maneira que a conhecemos hoje. No período pré-mudança foi conhecida como “Taça dos Clubes Campeões Europeus”.
  2. O hino da Liga dos Campeões foi escrito por Tony Britten e contém as três línguas usadas pela UEFA: Inglês, Francês e Alemão.

  3. O hino nunca foi lançado publicamente na sua versão original.

  4. Desde 1990, um árbitro internacional UEFA não pode exceder os 45 anos. Este limite foi colocado para ser garantido um nível físico de elite.
  5. A maior assistência de sempre numa final da Liga dos Campeões aconteceu em 1960, entre o Real Marid e o Eintracht Frankfurt, disputada em Hampden Park, Glasgow e teve 127.621 espectadores.


  6. O jogo com mais golos foi o Borussia Dortmund – Legia Warszawa, que acabou com um fantástico 8-4 no marcador.
  7. Cristiano Ronaldo é o melhor marcador de sempre da competição, tendo já apontado 120 golos, 15 pelo Manchester United e 105 pelo Real Madrid.
  8. O golo mais rápido da competição foi marcado por Roy Makaay, num jogo contra o Real Madrid em 2007. O avançado conseguiu mexer a rede dos adversários em apenas 10.92 segundos!
  9. Paolo Maldini foi o jogador mais velho a vencer uma final. Em 2007, ao serviço do Milan, ele foi campeão com 38 anos.

  10. Zinédine Zidane e Rijkard são os únicos a conquistar a competição como jogadores e, mais tarde, como treinadores.
  11. Desde 1966, qualquer equipa que ganhe a Liga dos Campeões 3 vezes seguidas ou pela 5ª vez no total tem direito de ficar com uma réplica em tamanho real do troféu. Após uma das condições ocorrer, a contagem é reiniciada.
  12. Até ao momento, seis clubes já tiveram essa honra: Real Madrid (2x), Ajax, Bayern de Munique, AC Milan, Liverpool e Barcelona.
  13. Apenas 2 clubes perderam mais finais do que as que ganharam: Benfica e Juventus.
  14. O Chelsea foi o único campeão eliminado na fase de grupos do ano seguinte.

  15. Esta será a 26ª edição da nova Liga dos Campeões.

João Ferreira

Um jovem apaixonado por futebol que encontrou neste projeto a essência do seu verdadeiro amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.