Curiosidades: Os vencedores da Premier League

No futebol, como em outras áreas, só os vencedores são lembrados. Este paradigma tem-se vindo a manter ao longo dos anos, mas será que sabe quem são os maiores? Os primeiros? Os mais emblemáticos? Esta semana a nossa curiosidade vai centrar-se na Premier League.
Futebol, um fenómeno nascido no velho continente

O futebol nasceu enquanto desporto oficial no século XVIII, no continente europeu, e com o seu surgimento rapidamente surgiu a necessidade de as equipas competirem, em competições oficiais, para saber qual a melhor. Surgiu assim o primeiro campeonato oficial de clubes da história, na época 1871/72, a FA Cup (Football Association Challenge Cup), uma primeira versão da Taça de Inglaterra na qual competiram treze equipas, tendo saído vitorioso o Wanderers FC.

 

Wanderers FC, vencedores da primeira competição de futebol na história

 

Os maiores vencedores da Premier League

No que toca às principais ligas, se falarmos de vencedores vêm-nos logo vários nomes à cabeça, alguns desses nomes são fenómenos recentes, enquanto outros já se vêm a afirmar há várias décadas.

A liga com maior número de vencedores diferentes é a Premier League com um total de 24 equipas diferentes que venceram o título, o que confirma que esta é, pelo menos historicamente falando, a liga mais competitiva e emocionante.

Para comprovar isto temos o fenómeno recente do Leicester City, o inesperado campeão da época 2015/2016, quebrando uma série de vitórias dos maiores e mais vitoriosos clubes do futebol inglês.

Mas será que sabe quem foi o primeiro vencedor da Premier League? A resposta está longe de ser óbvia. O primeiro vencedor da Premier League foi o Preston North End, na época 1888/1889. Mas falando dos maiores vencedores torna-se mais fácil. O clube que mais vezes venceu a Liga Inglesa é atualmente o Manchester United, com um total de 20 títulos conquistados. Segue-se o Liverpool com 18 e o Arsenal com 13.

Leicester City, o vencedor mais improvável das últimas décadas

O vencedor em título, o Manchester City, apesar da fama que adquiriu nos últimos anos é um fenómeno mais recente, contando com apenas cinco títulos, três dos quais conquistados nos últimos oito anos.

Um facto interessante sobre a Premier League é que o Liverpool, apesar de ser o segundo maior vencedor de sempre da Liga Inglesa, já não consegue alcançar o título há 28 anos, tendo o seu último título sido conquistado na época 1989/90. Nos últimos 20 anos apenas cinco equipas ganharam a liga inglesa: Manchester City, Manchester United, Arsenal, Chelsea e Leicester.

O clube com mais títulos que se encontra atualmente no Championship, a Segunda Liga Inglesa, é o Aston Villa com sete títulos conquistados, o último dos quais na época 1980/81.

Tiago Domingos

Lourinhanense de gema, estuda gestão no ISCTE-IUL. Tem como hobbie a escrita e como paixão o futebol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.