Grêmio é o campeão da Taça Libertadores da América

O Grêmio confirmou seu favoritismo, venceu os argentinos do Lanús por 2-1 fora de casa e garantiu o terceiro título de sua história na Taça Libertadores da América, competição mais importante para os clubes da Conmebol.

Após vencer a primeira partida no Brasil por 1-0 e ainda ser prejudicado por um pênalti não marcado no último segundo do jogo (mesmo com a disponibilidade do árbitro de vídeo), os gremistas foram à Argentina com a vantagem do empate.

Nem foi necessário. Ao fim da primeira etapa o placar já apontava um confortável 2-0 para os zucas, com gols de Fernandinho e de Luan, uma das maiores promessas do futebol brasileiro. O Lanús ainda chegou a diminuir, de pênalti, com o artilheiro da competição José Sand, mas a reação parou por aí.

O título consagra aquela que era considerada uma das equipas que jogava o futebol mais bonito do Brasil na temporada de 2017, sob o comando do ex-artilheiro e ídolo da torcida Renato Gaúcho.

O tricampeonato também coloca o time do estado do Rio Grande do Sul ao lado do São Paulo como o brasileiro mais vezes campeão do torneio continental. O país não tinha um campeão da Libertadores desde 2013, quando o Atlético Mineiro levantou a taça.

Entretanto, o Grêmio ainda chegou a disputar a liderança do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians até as últimas rodadas. Mas no fim resolveu priorizar o título internacional, com sucesso.

Agora, os gaúchos se preparam para disputar o Mundial Interclubes da Fifa e, chegando à final, possivelmente enfrentar o poderoso Real Madrid de Cristiano Ronaldo e companhia.

Rafael Almeida

Rafael é brasileiro e acompanha futebol há tanto tempo que nem se lembra. Se interessa também pela política do esporte e pelas suas dimensões socio-culturais. É formado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e atualmente estuda jornalismo, sendo também parte da equipe de um jornal digital no Brasil, onde escreve sobre política internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.