Duarte Valente, um “canarinho” prestes a levantar voo

Bilhete de identidade

Nome : Duarte Urtigueira Gouveia Beirão Valente

Data de nascimento : 0211-1999

Nacionalidade : Portuguesa

Peso : 75 kg

Altura : 182 cm

Posição : médio-centro

Número : 19

Tem estado atento ao início da Liga NOS? Se não, informo-lhe que o Estoril fez alinhar, até agora, o segundo jogador mais jovem do campeonato. O mais jovem jogou uns minutos contra o Benfica: foi Pedro Neto, do Braga, que entretanto partiu para a Lazio. Mas o segundo não jogou apenas por uns minutinhos da segunda parte. Aos 17 anos, 9 meses e 12 dias, Duarte Valente começou a ser aposta de Pedro Emanuel.
Numa época é júnior, noutra marca o Bota de Prata europeu

Duarte Valente foi titular dos estorilistas por duas ocasiões, uma delas em Alvalade, e entrou no decorrer de outra partida. Nascido em 1999, ainda lhe faltam uns mesinhos para completar a maioridade. No entanto, já treina e joga como gente grande. Integrou os trabalhos da equipa de Pedro Emanuel desde o início da pré-temporada, e parece ser aposta no promissor meio-campo canarinho (é colega de Lucas Evangelista e Pêpê, do Benfica). Ainda com idade de júnior de segundo ano, fez toda a formação no Estoril Praia, desde 2008.

Destro, joga como um organizador mais recuado, não podendo ser considerado um verdadeiro trinco. Gosta da assumir a primeira fase de construção, algo que faz com muito critério. Tem um passe muito calibrado, e uma boa visão de jogo, desta forma um elemento muito útil com bola. A sua notável estampa física (182 cm, 75 kg) esconde a tenra idade, fazendo uso dessa característica no combate pela posse da bola. Para além de um “pulmão” assinalável, sabe usar o corpo para proteger o esférico e ganhar faltas. A pouca experiência do português natural do Estoril reflete-se no seu (ainda) pouco desenvolvido jogo sem bola: falo do posicionamento, da marcação e timing no desarme.

Pedro Emanuel terá um duelo interessante na retaguarda do seu meio-campo: Por um lado, tem à sua disposição o jovem Pedro Rodrigues, emprestado pelo Benfica, considerado um dos jogadores mais promissores na sua posição a nível nacional; Por outro lado, tem um produto da formação desejante de mostrar serviço, e já com capacidade para ganhar minutos ao nível da Liga NOS, apesar dos meros 17 anos de idade. Se este último tiver a mentalidade certa, a presença de Diogo Amado no meio-campo estorilista será rapidamente esquecida.

Veja os melhores momentos de Duarte Beirão Valente contra o Sporting:

David Silva

Lourinhanense de gema, é estudante de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Tem como hobby a escrita, e como paixão o futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.