Bibiana Steinhaus entra na história como primeira árbitra da Bundesliga

Bibiana Steinhaus, a árbitra e polícia de 38 anos entrou para a lista de árbitros da Bundesliga de 2017/2018, entrando para a história como a primeira mulher a arbitrar no principal escalão de futebol profissional da Alemanha.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou quatro novos árbitros para a próxima época e Bibiana Steinhaus é uma deles. A árbitra já apitava desde 2011 na Bundesliga 2, o segundo escalão do futebol profissional alemão, e passa agora a ver o seu trabalho reconhecido ao ser escolhida para fazer história.

Em declarações à DFB, Bibiana confessou ter ficado “sem palavras” quando recebeu a chamada de Lutz Michael Fröhlich, Presidente do Conselho de Arbitragem alemão, a dar-lhe as boas novas. Na altura, diz, sentiu-se “incrédula, feliz, maravilhada, aliviada e curiosa”, como que numa autêntica montanha-russa de emoções.

Bibiana Steinhaus encara este desafio com entusiasmo mas diz esperar “um elevado nível de escrutínio do princípio ao fim da temporada, tanto da liga como dos media”. Sobre o papel que vai desempenhar em termos da afirmação da mulher no contexto da arbitragem futebolística, Bibiana tem como objetivo “fazer com que as árbitras sejam uma parte normal do futebol profissional e mostrar simplesmente que pertencem ao jogo”.

A árbitra alemã já apita há 18 anos e atinge agora um importante estádio da sua carreira.

 

Cámi Rodrigues

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em International Management pela Nova School of Business and Economics. 23 anos e residente na Amadora. Mais conhecido por Cámi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.